A Prefeitura do Rio e a Universidade de Columbia, por meio do Columbia Global Center Rio (CGC Rio), realizam nos dias 21 e 22 de janeiro o workshop “Fortalecendo a Resiliência a Desastres Integrando Riscos Climáticos na Gestão de Desastres: Um Estudo de Caso no Contexto Urbano do Rio de Janeiro”. O evento, que acontece no Centro de Operações e Resiliência do Rio (COR), reunirá especialistas em mudanças climáticas e gestão de desastres de diversas instituições, como ONU, INMET, CEMADEN e UFRJ.
O pesquisador americano Andrew J. Kruczkiewicz, uma das maiores autoridades mundiais em eventos climáticos extremos, será um dos palestrantes do workshop. Kruczkiewicz tem vasta experiência em pesquisas e planos de ação relacionados a desastres naturais, e já colaborou com organizações como a Cruz Vermelha e o Banco Mundial.
O evento visa promover um espaço de diálogo e colaboração entre agentes públicos, formuladores de políticas públicas e pesquisadores, com o objetivo de aprimorar as estratégias de gestão de desastres e resiliência climática na cidade.
“O workshop é uma oportunidade para integrarmos conhecimentos e desenvolvermos soluções mais eficazes para lidar com os desafios impostos pelas mudanças climáticas no Rio de Janeiro”, destaca Marcus Belchior, do COR.
Durante o workshop, serão debatidos temas como a integração de dados de previsão e risco, a disponibilidade de informações sobre o clima, o papel do urbanismo na resiliência a desastres e o desenvolvimento de sistemas de alerta antecipado.
Thomas Trebat, do Climate Hub Rio, destaca a importância da colaboração entre diferentes setores para enfrentar os desafios climáticos. “O workshop reforça a importância da parceria entre a academia, o poder público e a sociedade civil na busca por soluções para as mudanças climáticas”, afirma.
O evento é parte do programa Advance Climate Research in Brazil, que financia pesquisas relacionadas às mudanças climáticas na cidade.
Participantes confirmados:
- Andrew J. Kruczkiewicz (Universidade de Columbia – Columbia Climate School)
- Cinthia Avellar (Instituto Estadual do Ambiente – INEA, Rio de Janeiro, Brasil)
- Clément da Cruz (ONU – Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres – UNDRR)
- Fabricio Polifke da Silva (Professor Associado do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ)
- Lennon Medeiros (Visão COOP)
- Maria Fernanda Lemos (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio)
- Marcus Belchior (Centro de Operações do Rio – COR)
- Thomas Trebat (Climate Hub – CGC Rio)
- Walter Baethgen (Columbia Climate School)
Programação:
Dia 21 de janeiro – Terça-feira
- 9h30-10h – Café da manhã
- 10h-10h20 – Abertura
- 10h-10h05: Thomas Trebat (Climate Hub | CGC Rio)
- 10h05-10h10: Marcus Belchior (COR)
- 10h10-10h20: Andrew J. Kruczkiewicz & Walter Baethgen (Columbia Climate School)
- 10h20-10h45 – Fundamentos da Resiliência a Desastres
- Apresentação: Andrew J. Kruczkiewicz & Walter Baethgen
- 10h45-11h35 – Construindo um Ambiente Propício para Gestão de Desastres Informada pelo Clima
- Discussão sobre papéis e prioridades para próximos passos.
- 11h45-12h15 – Informações Climáticas para Gestão de Desastres
- 10 minutos cada:
- Fabricio Polifke da Silva (UFRJ) – Integração de dados de previsão e risco.
- Cinthia Avellar (INEA) – Disponibilidade de informações de previsão e risco.
- Maria Fernanda Lemos (PUC-Rio) – Urbanismo e Resiliência: Preparação das cidades para desastres.
- 10 minutos cada:
- 13h30-14h15 – Tendências Interdisciplinares e Prioridades.
- 15h30-16h45 – Rodízio Temático
- Dados: Integração e utilização de dados para decisões (Representante do INMET ou CEMADEN).
- Governança: Relação entre governança e fatores climáticos (Lennon Medeiros).
- Logística: Integração de risco climático na gestão de desastres (a confirmar).
- Justiça: Fortalecimento da justiça e equidade em desastres (Clément da Cruz).
Dia 22 de janeiro – Quarta-feira
- 9h30-10h – Café da manhã
- 10h-10h15 – Abertura do Dia 2: Prioridades do dia
- 10h15-11h – Discussão sobre o Desenvolvimento de Esforços Colaborativos em Gestão de Desastres
- 11h15-11h45 – Encerramento Formal e Planejamento de Próximos Passos
- Comentários finais de Climate Hub Rio, COR e Columbia Climate School.