Prefeitura do Rio e Universidade de Columbia promovem workshop sobre resiliência climática

Evento reúne especialistas para discutir gestão de desastres e impactos das mudanças climáticas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Prefeitura do Rio e a Universidade de Columbia, por meio do Columbia Global Center Rio (CGC Rio), realizam nos dias 21 e 22 de janeiro o workshop “Fortalecendo a Resiliência a Desastres Integrando Riscos Climáticos na Gestão de Desastres: Um Estudo de Caso no Contexto Urbano do Rio de Janeiro”. O evento, que acontece no Centro de Operações e Resiliência do Rio (COR), reunirá especialistas em mudanças climáticas e gestão de desastres de diversas instituições, como ONU, INMET, CEMADEN e UFRJ.

O pesquisador americano Andrew J. Kruczkiewicz, uma das maiores autoridades mundiais em eventos climáticos extremos, será um dos palestrantes do workshop. Kruczkiewicz tem vasta experiência em pesquisas e planos de ação relacionados a desastres naturais, e já colaborou com organizações como a Cruz Vermelha e o Banco Mundial.

O evento visa promover um espaço de diálogo e colaboração entre agentes públicos, formuladores de políticas públicas e pesquisadores, com o objetivo de aprimorar as estratégias de gestão de desastres e resiliência climática na cidade.

“O workshop é uma oportunidade para integrarmos conhecimentos e desenvolvermos soluções mais eficazes para lidar com os desafios impostos pelas mudanças climáticas no Rio de Janeiro”, destaca Marcus Belchior, do COR.

Durante o workshop, serão debatidos temas como a integração de dados de previsão e risco, a disponibilidade de informações sobre o clima, o papel do urbanismo na resiliência a desastres e o desenvolvimento de sistemas de alerta antecipado.

Thomas Trebat, do Climate Hub Rio, destaca a importância da colaboração entre diferentes setores para enfrentar os desafios climáticos. “O workshop reforça a importância da parceria entre a academia, o poder público e a sociedade civil na busca por soluções para as mudanças climáticas”, afirma.

O evento é parte do programa Advance Climate Research in Brazil, que financia pesquisas relacionadas às mudanças climáticas na cidade.

Participantes confirmados:

  • Andrew J. Kruczkiewicz (Universidade de Columbia – Columbia Climate School)
  • Cinthia Avellar (Instituto Estadual do Ambiente – INEA, Rio de Janeiro, Brasil)
  • Clément da Cruz (ONU – Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres – UNDRR)
  • Fabricio Polifke da Silva (Professor Associado do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ)
  • Lennon Medeiros (Visão COOP)
  • Maria Fernanda Lemos (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio)
  • Marcus Belchior (Centro de Operações do Rio – COR)
  • Thomas Trebat (Climate Hub – CGC Rio)
  • Walter Baethgen (Columbia Climate School)

Programação:

Dia 21 de janeiro – Terça-feira

  • 9h30-10h – Café da manhã
  • 10h-10h20 – Abertura
    • 10h-10h05: Thomas Trebat (Climate Hub | CGC Rio)
    • 10h05-10h10: Marcus Belchior (COR)
    • 10h10-10h20: Andrew J. Kruczkiewicz & Walter Baethgen (Columbia Climate School)
  • 10h20-10h45 – Fundamentos da Resiliência a Desastres
    • Apresentação: Andrew J. Kruczkiewicz & Walter Baethgen
  • 10h45-11h35 – Construindo um Ambiente Propício para Gestão de Desastres Informada pelo Clima
    • Discussão sobre papéis e prioridades para próximos passos.
  • 11h45-12h15 – Informações Climáticas para Gestão de Desastres
    • 10 minutos cada:
      • Fabricio Polifke da Silva (UFRJ) – Integração de dados de previsão e risco.
      • Cinthia Avellar (INEA) – Disponibilidade de informações de previsão e risco.
      • Maria Fernanda Lemos (PUC-Rio) – Urbanismo e Resiliência: Preparação das cidades para desastres.
  • 13h30-14h15 – Tendências Interdisciplinares e Prioridades.
  • 15h30-16h45 – Rodízio Temático
    • Dados: Integração e utilização de dados para decisões (Representante do INMET ou CEMADEN).
    • Governança: Relação entre governança e fatores climáticos (Lennon Medeiros).
    • Logística: Integração de risco climático na gestão de desastres (a confirmar).
    • Justiça: Fortalecimento da justiça e equidade em desastres (Clément da Cruz).

Dia 22 de janeiro – Quarta-feira

  • 9h30-10h – Café da manhã
  • 10h-10h15 – Abertura do Dia 2: Prioridades do dia
  • 10h15-11h – Discussão sobre o Desenvolvimento de Esforços Colaborativos em Gestão de Desastres
  • 11h15-11h45 – Encerramento Formal e Planejamento de Próximos Passos
    • Comentários finais de Climate Hub Rio, COR e Columbia Climate School.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio e Universidade de Columbia promovem workshop sobre resiliência climática

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui