Prefeitura do Rio espera receber novas doses de vacinas na próxima terça-feira

A Prefeitura espera que mais insumos cheguem ao Rio na terça-feira. A vacinação, que estava adiantada volta ao cronograma original

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Monarco, um dos grandes da Portela, sendo vacinado / Reprodução:GloboNews

A vacinação de idosos será interrompida nesta terça-feira (16/02), segundo o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz. A informação foi confirmada pelo médico durante a sua visita a vacinação dos idosos de 84 anos ou mais no drive-thru do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O poder público municipal espera que novas doses cheguem à cidade na próxima terça-feira (23/02).

O prefeito, Eduardo Paes, já havia confirmado em uma postagem em suas redes sociais que haveria paralisação. “Já era um pouco esperado que a vacinação fosse ser nesse ritmo. Começa e para, de acordo com a cadeia produtiva, com a capacidade dos institutos tanto da Fiocruz quanto do Butantan, e outros do mundo de conseguirem produzir vacinas”, explicou Eduardo Paes.

O Rio de Janeiro antecipou a vacinação das faixas etárias de 80 anos, prevista para terminar no fim de fevereiro. A falta de vacinas vai provocar no município um atraso em uma semana na vacinação de idosos. Dessa forma, volta a valer o cronograma anterior feito Prefeitura.

Apesar da paralisação, os já vacinados receberão a 2ª dose da vacina, que começou a ser aplicada nesta segunda-feira (15/02). Os grupos atendidos são os internos em institutos de longa permanência e funcionários da saúde, que receberam a CoronaVac no dia 20 de janeiro.

Advertisement

Daniel Soranz explicou que a Prefeitura poderia ter mantido o calendário de vacinação de idosos fazendo uso das doses de vacinas que seriam aplicas como 2ª doses nas pessoas já vacinadas. A alternativa, no entanto, foi descartada porque o poder público municipal vai seguir as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde.

“Utilizar a segunda dose para garantir o não interrupção do calendário poderia ter sido uma estratégia, mas o ministério da Saúde e a secretária de estado decidiram não liberar a utilização”, afirmou Daniel Soranz.

3ª Semana

16/02 – Pessoas de 83 anos; 17/02 – Paralisado (antes era 82 anos); 18/02 – Paralisado (antes era 81 anos); 19/02 – Paralisado (antes era 80 anos); 20/02 – Paralisado (Antes era a partir de 80 anos)

4ª Semana

22/02 – Paralisado (antes era 79 anos); 23/02 – Pessoas de 82 anos (antes era 78 anos); 24/02 – Pessoas de 81 anos (antes era 77 anos); 25/02 – Pessoas de 80 anos (antes era 76 anos); 26/02 – Pessoas a partir de 80 anos (antes era 75 anos); 27/02 – Pessoas de 79 anos (antes era pessoas a partir de 75 anos)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio espera receber novas doses de vacinas na próxima terça-feira
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui