Prefeitura do Rio fará Censo de Startups da cidade

No primeiro dia do Rio Innovation Week, Eduardo Paes debateu com prefeito de Miami sobre inovação e tecnologia nas cidades

Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou nesta quinta-feira (13/1) da abertura da primeira edição do Rio Innovation Week. Em um dos painéis, Paes debateu com o prefeito de Miami, Francis Suarez, por meio de vídeo, sobre os desafios de transformar uma cidade em polo de inovação com incentivos à geração de novos negócios.

O mundo de hoje gira muito mais em torno de uma rede de cidades, as chamadas cidades globais. Miami e Rio são cidades globais, que atraem pessoas, funções e organizações. Esse diálogo internacional é muito importante – afirmou Eduardo Paes, agradecendo a participação do prefeito de Miami no evento.

Queremos tornar o Rio a capital brasileira da inovação e todos os esforços da Prefeitura têm sido nessa direção. O Rio Innovation Week é mais um marco na atração de investimentos e de grandes eventos para a cidade, que tem uma vocação natural para o tema – explicou o secretário Chicão Bulhões.

Além da presença em painéis e palestras, a Prefeitura também estará presente com diversos estandes no evento. A Invest.Rio, empresa de atração de investimentos do município, vai aproveitar para fazer um cadastro dos atores do ecossistema de inovação da cidade, uma espécie de censo das startups. O objetivo é ter informações mais precisas sobre este nicho para que as políticas públicas para o setor possam ser mais bem direcionadas.

Além deste cadastro, o estande da Invest.Rio também apresentará os principais projetos da cidade no campo da inovação, como o Porto Maravalley. Contando com dois estandes no evento, a intenção é estabelecer uma relação mais próxima ao ecossistema de inovação para a transformar o Rio na capital tech da América do Sul. Os projetos da Invest.Rio poderão ser vistos nos estandes e reuniões poderão ser marcadas junto ao espaço Beer And Coffee na arena Turistech.

O Rio de Janeiro tem tudo para se tornar a capital tech da América do Sul. Eventos como o Rio Innovation Week vêm para fortalecer a imagem da cidade como o lugar perfeito para se trabalhar, viver e inovar. Queremos um RIW por mês na cidade maravilhosa – exaltou Rodrigo Stallone, presidente da Invest Rio.

Confira a programação dos representantes da Prefeitura:

Alexandre Cardeman, chefe executivo do Centro de Operações Rio (COR)
Painel: Cities of Tomorrow – Soluções para uma Cidade Inteligente
Espaço: Sociedade 5.0
Data: 13/01, das 13h às 13h45

Felipe Peixoto, coordenador técnico de Cidade Inteligente
Painel: Rio Cidade Inteligente
Espaço: Sociedade 5.0
Data: 13/01, às 18h

Bruno Bondarovsky – Subsecretário de Transparência e Governo Digital na Secretaria de Governo e Integridade
Painel: Sociedade 5.0 – Tecnologia a Favor da Sociedade
Data: 14/01 – 18h

Brenno Carnevale, secretário de Ordem Pública
Painel: Inovação e Segurança: o uso de dados e machine learning no fortalecimento da Segurança Pública Municipal
Data: 14/01 – 18h

Salvino Oliveira, secretário da Juventude
Painel: Competências do Futuro”
Espaço Futuro
Data: 14/01 – 14h20

Pierre Batista, presidente da Rioluz
Painel: PPP Smart Rio – RioLuz /Smart Luz
Data: 15/01 – 13h

André Salvador, subsecretário de Projetos Tecnológicos e Inovação da SMCT
Painel: Inovação na Saúde Pública
Espaço: Tenda Health Tech
Data: 15/01 – 16h45

Chicão Bulhões, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Desburocratização e Washington Fajardo, secretário de Planejamento Urbano
Painel: Novos Modelos de Moradia e Trabalho
Palco Impact Hub
Data: 15/01 – 18h45

Maína Celidonio, secretária municipal de Transportes; Joaquim Dinis, presidente da CET-Rio; e Valci Pereira, vice-presidente e Kley Pontes, CEO de Produtos da IplanRio
Painel: Mobilidade: Soluções Tecnológicas para as Cidades – Sociedade 5.0
Data: 16/01 – 17h.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui