Prefeitura do Rio fará monitoramento inédito das ondas do litoral da cidade

O monitoramento será feito em tempo real, permitindo às autoridades tomar decisões, como o fechamento de ciclovias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro contará com sistema de monitoramento inédito das ondas do mar / Divulgação

As condições marítimas da costa do Rio de Janeiro serão monitoradas em um projeto inédito, resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta). O monitoramento será feito em tempo real, permitindo às autoridades tomar decisões de proteção à população, como o fechamento de ciclovias, por exemplo. O Forte de Copacabana e a Ilha de Cotunduba, no Leme, ambos na Zona Sul da cidade, serão os dois pontos de monitoramento, recebendo cada um sensores para a verificação das condições do mar

No período de ressacas, a região costeira da cidade muitas vezes é invadida pelas águas do mar. Durante esses eventos, a ciclovia Tim Maia, em São Conrado, torna-se um lugar de passagem perigosa para ciclistas e pedestres. Dessa forma, o monitoramento das condições da mar é essencial para auxiliar a movimentação dos cidadãos pela cidade do Rio, conforme afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Padilha.

“Esse acompanhamento permitirá à Prefeitura agir ainda com mais previsibilidade, evitando transtornos aos cidadãos. Vamos ter dados para subsidiar os estudos da Prefeitura e séries históricas”, afirmou o secretário.

A publicidade das informações aliada à previsibilidade de situações críticas relacionadas ao mar são também destacadas como pontos importantes pela gerente do Núcleo de Vida Marinha da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Simone Pennafirme.

Advertisement

“Esses dados são totalmente públicos, abertos, para diferentes usos. Os governos, em diferentes esferas, precisarão atuar, cada vez mais, com previsão e antecipação dos problemas decorrentes da emergência climática. Estamos fortalecendo as políticas de adaptação e mitigação do Rio”, complementou a Pennafirme.

Alexandre Cardeman, chefe-executivo do Centro de Operações Rio (COR), por sua vez, destacou que os dados gerados pelo SiMCosta complementarão os dados já gerados pela Prefeitura, no que diz respeito ao monitoramento de tempo, trânsito e transportes, que não tabulados na plataforma do Painel da cidade.  

“O acesso a essas informações, em tempo real, diretamente no nosso painel, permitirá a sua análise em conjunto com outros dados operacionais, como chuvas, auxiliando na tomada de decisões, ações preventivas e pronta resposta a ocorrências”, afirmou Cardeman.

O cidadão que quiser acompanhar as condições do mar, em tempo real, poderá fazê-lo, acessando o link disponibilizado pela Prefeitura do Rio, onde será possível acompanhar informações como altura, direção, e período das ondas, além da velocidade de ventos e temperatura.

Mais informações através do https://simcosta.furg.br/home.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio fará monitoramento inédito das ondas do litoral da cidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui