Prefeitura do Rio faz parceria com o app de mobilidade Quicko

Incorporando inovação e tecnologia, o acordo visa melhorar a experiência do usuário do transporte público da cidade, a partir de alertas e informações sobre a operação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Transportes (SMTR), firmou parceria com o app de mobilidade Quicko – primeiro aplicativo de mobilidade urbana 100% brasileiro – para oferecer mais informações sobre a operação dos ônibus na cidade, mudanças no sistema e alertas sobre situações vividas por usuários nos coletivos. O app é gratuito e está disponível para os sistemas IOS e Android.

Pelo aplicativo da Quicko será possível coletar relatos e produzir informações sobre o comportamento diário dos passageiros do transporte público na cidade do Rio de Janeiro. Os usuários poderão indicar no app se o serviço daquela determinada linha está sendo prestado de forma correta; se o ônibus está atrasado; se há lotação; se o veículo está mal preservado; e até mesmo se as informações sobre a linha estão desatualizadas. Esses dados irão gerar insumos para apoiar a formulação e implementação de políticas públicas de mobilidade que visem a melhoria dos deslocamentos na cidade.

A iniciativa também traz benefícios para o usuário, que, por meio de notificações do aplicativo da Quicko, poderá ser informado pela secretaria sobre eventuais mudanças no sistema, além de receber alertas sobre a situação do transporte público da cidade.

Segundo a especialista de mobilidade da Quicko Luísa Peixoto, promover a mobilidade urbana de qualidade e para as pessoas deve ser a tônica para tornar  as cidades mais ágeis e inteligentes. “Tornar as cidades mais fáceis para as pessoas é chave para mudar o comportamento da população e essa parceria com a Secretaria Municipal do Rio é um importante passo para a promoção de um transporte mais qualificado e sustentável  no município”, pontua. 

Advertisement

Para a secretária de Transportes do Rio, Maína Celidonio, com a retomada das atividades presenciais e o aumento progressivo do número de passageiros, é importante que se amplie o acesso a informações. “A interação entre o poder público e os usuários de transporte coletivo será fundamental para a melhoria dos serviços”, destaca a Secretária.

Primeiro app de mobilidade urbana do Brasil, a Quicko, que já está disponível em oito regiões metropolitanas, informa em tempo real a previsão de chegada das linhas de ônibus, assim como sugestões de rotas mais rápidas e baratas para os usuários do transporte público. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio faz parceria com o app de mobilidade Quicko
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui