Prefeitura do Rio implementa programa Luz Maravilha na Linha Vermelha

Objetivo do Luz Maravilha é melhorar a qualidade da iluminação pública da cidade utilizando lâmpadas de LED

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Luz Maravilha sendo implementado na Linha Vermelha - Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Desde a última sexta-feira (02/07), a Linha Vermelha, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro, com 21km de extensão, começou a receber o programa Luz Maravilha, parceria público-privada que utiliza lâmpadas de LED para melhorar a qualidade da iluminação pública da cidade.

Nesta primeira etapa, os serviços abrangem um trecho de 6km entre a saída do Túnel Rebouças, no Elevado Paulo de Frontin, e o Campo de São Cristóvão. No decorrer dos meses, até dezembro, a via será por iluminada pelo Luz Maravilha por completo.

”Já começamos o trabalho para melhorar a iluminação de uma das principais vias de acesso do Rio de Janeiro. A nova tecnologia vai gerar mais segurança e conforto para os motoristas”, diz Bruno Bonetti, presidente da Rioluz.

Vale ressaltar que o Luz Maravilha já pode ser visto em todas as regiões do Rio, sendo quase a metade dessas instalações de LED em comunidades cariocas. A Rocinha, maior favela da América Latina, já está 70% iluminada com a nova tecnologia. Até o final de 2022, toda a cidade estará mais iluminada com 450 mil luminárias de LED. Esta transformação vai gerar uma economia de cerca de 60% para o município.

Advertisement

A PPP que originou o programa Luz Maravilha e a substituição das lâmpadas novas da cidade começou no mandato do prefeito Crivella. Nos últimos meses da gestão, o então superintendente do Centro e atual suplente de vereador Pablo Mello (Republicanos) comandou a troca da iluminação de corredores inteiros, como da Rua Mem de Sá.

”Estamos cumprindo um dos critérios iniciais do Luz Maravilha, que é iluminar as regiões de maior insegurança da cidade. A Linha Vermelha passa por quase 20 comunidades carentes. Esperamos que com a via iluminada possamos gerar mais segurança, tanto para os motoristas quanto para os moradores”, explica Kátia Souza, secretária municipal de Infraestrutura.

K8A0234 Prefeitura do Rio implementa programa Luz Maravilha na Linha Vermelha
Programa Luz Maravilha sendo implementado na Linha Vermelha – Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A Linha Vermelha, que atravessa 3 municípios da Região Metropolitana do RJ e cruza 14 bairros da capital fluminense, sofre com constantes roubos de cabo, ficando às escuras. Até o fim do ano, serão trocados cerca de duas mil lâmpadas e 36 mil metros de cabo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio implementa programa Luz Maravilha na Linha Vermelha
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui