Prefeitura do Rio inaugura nova sede do CRAS na Mangueira

A instituição reazaliza serviços como trabalho preventivo de garantia de direitos, obtenção de documentos e acesso a programas sociais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Ricardo Cassiano/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro, inaugurou, nesta quinta-feira (24/06), uma nova sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) na Mangueira. A instituição irá atender famílias em situação de vulnerabilidade social nos bairros de Mangueira, Benfica, São Cristóvão e Leopoldina.

Desde início deste ano, foram 6.130 atendimentos naquela região, no trabalho preventivo de garantia de direitos como obtenção de documentos e acesso a programas sociais. A secretária municipal de Assistência Social, explica que o CRAS é onde se recebe as pessoas mais vulneráveis dessa cidade

“Quando vai receber o auxílio emergencial e não sabe o que fazer, por exemplo, ela vai no CRAS. Esse espaço é uma referência para essa parcela da população, que antes precisava frequentar a sede antiga, num local de difícil acesso. Estar aqui na Vila Olímpica da Mangueira significa que a gente vai poder ampliar o nosso atendimento“, disse a secretária.

Entre outros serviços oferecidos pelo CRAS, está a inscrição no CadÚnico, pelo qual o cidadão passa a ter acesso a programas como o Bolsa Família, de habitação e de erradicação do trabalho infantil, além de ter direito a carteira de idoso, isenção no pagamento de taxa de concursos, tarifa social de energia elétrica ou Benefício de Prestação Continuada.

Advertisement

Uma das usuárias há 15 anos é Selma Rodrigues Conceição Beatriz, 63 anos, moradora da Mangueira desde que nasceu. Ela se cadastrou para receber o Bolsa Família, inscreveu a filha no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e toda a família passou a receber acompanhamento do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Dona de uma venda em sua própria casa, Selma criou sozinha os dois filhos, um homem e uma mulher, e ainda ajuda na criação de quatro netos. Leonan, de apenas 8 anos, tem problema congênito no estômago e precisa usar bolsa de colostomia. O CRAS encaminhou o menino para o atendimento de saúde e conseguiu o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“A Selma é uma pessoa muito alto astral, é uma família bonita. Trabalhar hoje na área social requer muito mais acolhida e escuta. Nesse mundo globalizado e corrido, as pessoas não têm mais paciência para escutar os outros”, contou Edna Ferreira, pedagoga que dirige o CRAS da Mangueira há 20 anos. 

A sede antiga ficava na Avenida Bartolomeu de Gusmão, Parque da Candelária, desde 1990, nos fundos de uma creche. O prédio, no entanto, foi interditado pela Defesa Civil, após a queda de uma árvore centenária sobre o telhado. Com a transferência para Vila Olímpica da Mangueira, o CRAS poderá apoiar famílias que já utilizam os serviços das secretarias instaladas no local – Saúde, Educação e Esportes –, fortalecendo os vínculos sociais e familiares por meio de atividades educativas e lúdicas.

Além dos atendimentos, este ano o CRAS Adalberto Ismael de Souza está acompanhando 535 famílias com medidas de proteção e atendimento integral, e mantêm 198 participantes de seu serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. O espaço conta com profissionais de assistência social, psicologia e pedagogia.

A cidade do Rio tem rede de 47 CRAS, que realizaram 375.368 atendimentos, nos cinco primeiros meses deste ano, 27% a mais do que os 294.385 realizados no mesmo período em 2020.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio inaugura nova sede do CRAS na Mangueira
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui