Nesta semana, a campanha “Rio + Seguro para Mulheres” iniciou a ocupação das areias das praias da Zona Sul, com a divulgação do site no Arpoador. O projeto, lançado no Réveillon, permite que as mulheres liguem automaticamente para os serviços de socorro em caso de violência. O material é traduzido para o inglês, francês, e espanhol, com o objetivo ajudar qualquer mulher que esteja no Rio de Janeiro, seja brasileira, migrante ou turista, a pedir ajuda.
A Secretaria da Mulher do Rio em parceria com a Organização Internacional para Migrações, a Riotur, a Seop, a Subsecretaria da Zona Sul, e o Sindicato dos Barraqueiros, disponibilizaram nas barracas de sol da Prefeitura um cartão para acesso ao site https://riomaisseguro.rio.rj.gov.br/ . Basta apontar a câmera do celular para um QR Code impresso no material. Além dos pedidos de socorro e denúncia, os usuários também podem saber sobre todos os tipos de violência contra a mulher e sobre as leis brasileiras.
De acordo com a Secretária da Mulher, Joyce Trindade, a campanha é fundamental para divulgar ao máximo os números para ajudar mulheres em situação de violência. “A informação salva vidas. O site está traduzido nesses idiomas para que qualquer mulher consiga pedir ajuda sempre que precisar”.
Para o coordenador de Projetos, Diogo Felix, “o projeto cumpre a necessidade de inclusão de todas as mulheres em uma campanha municipal. “A Prefeitura do Rio está de parabéns pela abordagem inclusiva da campanha, garantindo que mulheres migrantes e turistas também possam acessar as informações e receber proteção e apoio.“
O Secretário de Ordem Pública, Breno Carnevale, ressaltou a importância da ação durante a Operação Verão. “Estamos trazendo a Ronda Maria da Penha para fazer este trabalho de conscientização e prevenção contra a violência contra as mulheres”.
A ação faz parte da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher de 2022 da Secretaria. Segundo a subprefeita da Zona Sul, Ana Ribeiro, colocar um tema tão relevante no centro das atenções e utilizar as areias cariocas para divulgar vai colaborar com a proteção de muitas mulheres, além de mobilizar a sociedade com o assunto.