Prefeitura do Rio inicia campanha por praias mais seguras para mulheres

Cartões com os números de socorro estão nas barracas de praia. Medida faz parte da campanha “Rio + Seguro para Mulheres!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nesta semana, a campanha “Rio + Seguro para Mulheres” iniciou a ocupação das areias das praias da Zona Sul, com a divulgação do site no Arpoador. O projeto, lançado no Réveillon, permite que as mulheres liguem automaticamente para os serviços de socorro em caso de violência. O material é traduzido para o inglês, francês, e espanhol, com o objetivo ajudar qualquer mulher que esteja no Rio de Janeiro, seja brasileira, migrante ou turista, a pedir ajuda.

A Secretaria da Mulher do Rio em parceria com a Organização Internacional para Migrações, a Riotur, a Seop, a Subsecretaria da Zona Sul, e o Sindicato dos Barraqueiros, disponibilizaram nas barracas de sol da Prefeitura um cartão para acesso ao site https://riomaisseguro.rio.rj.gov.br/ . Basta apontar a câmera do celular para um QR Code impresso no material. Além dos pedidos de socorro e denúncia, os usuários também podem saber sobre todos os tipos de violência contra a mulher e sobre as leis brasileiras.

De acordo com a Secretária da Mulher, Joyce Trindade, a campanha é fundamental para divulgar ao máximo os números para ajudar mulheres em situação de violência. “A informação salva vidas. O site está traduzido nesses idiomas para que qualquer mulher consiga pedir ajuda sempre que precisar”.

Para o coordenador de Projetos, Diogo Felix, o projeto cumpre a necessidade de inclusão de todas as mulheres em uma campanha municipal. “A Prefeitura do Rio está de parabéns pela abordagem inclusiva da campanha, garantindo que mulheres migrantes e turistas também possam acessar as informações e receber proteção e apoio.

O Secretário de Ordem Pública, Breno Carnevale, ressaltou a importância da ação durante a Operação Verão. “Estamos trazendo a Ronda Maria da Penha para fazer este trabalho de conscientização e prevenção contra a violência contra as mulheres”.

A ação faz parte da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher de 2022 da Secretaria. Segundo a subprefeita da Zona Sul, Ana Ribeiro, colocar um tema tão relevante no centro das atenções e utilizar as areias cariocas para divulgar vai colaborar com a proteção de muitas mulheres, além de mobilizar a sociedade com o assunto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio inicia campanha por praias mais seguras para mulheres

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui