Prefeitura do Rio inicia vacinação contra a raiva em cães e gatos com postos drive-thru

Ao todo, serão 11 postos drive-thru espalhados pela cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Vigilância Sanitária

Tem início nesta quinta-feira (01/10), no Rio de Janeiro, a campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos. Além dos postos fixos, esse ano a imunização acontecerá em 11 postos de atendimento através de sistema drive-thru.

Os 11 postos estão localizados nos seguintes bairros:

  • Zona Norte: Guadalupe, Ilha do Governador, Irajá, Madureira, Pavuna e Tijuca;
  • Zona Oeste: Barra da Tijuca, Campo Grande, Deodoro e Santa Cruz;
  • Zona Sul: Copacabana.

O atendimento acontece às quintas, sextas e sábados, das 09h às 17h, de acordo com as datas previstas no calendário da campanha.

”Precisamos da ajuda de todos para cumprir com essa agenda tão importante para a cidade. Com os postos em sistema drive-thru, nossos bichinhos serão atendidos sem sair do carro”, diz Beatriz Busch, secretária municipal de Saúde.

Dividida em 5 etapas que cobrem todo o município, o programa ”Se Liga, Bicho! Raiva é Caso Sério” conta ainda com 350 pontos fixos e outros 5 itinerantes. A primeira etapa começa nesta sexta-feira (02/10), em Santa Cruz e Guaratiba. Para os pontos fixos e volantes, a vacinação ocorre às sextas-feiras e sábados, conforme as datas da etapa no calendário, das 9 às 17 horas. Todos os endereços e outros detalhes estão na página da Vigilância Sanitária.

Advertisement

Em março, o estado do RJ registrou a primeira morte por raiva humana desde 2006, com o caso de um adolescente de 14 anos mordido por um morcego em Angra dos Reis. No município, não há ocorrência de raiva humana desde 1986 (há 34 anos) e de casos da doença em cães e gatos desde 1995 (há 25 anos).

  • A imunização é exclusiva para cães e gatos acima de 3 meses de idade;
  • Fêmeas gestantes não devem ser vacinadas;
  • Os cães devem estar de coleira e guia e os gatos em caixas de transporte apropriadas;
  • Só serão vacinados os animais que estiverem sob a tutela de maiores de 18 anos, que serão inteiramente responsáveis pela contenção dos mesmos;
  • Não é permitida a cessão de doses da vacina para a população;
  • Para quantitativos acima de 20 animais, a solicitação para vacinação deve ser registrada na Central 1746. Os responsáveis devem informar nome e telefone para contato, a quantidade e o endereço. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses entrará em contato para fazer o agendamento para esses grupos;
  • Até 36 horas após a aplicação da vacina, é possível que os animais tenham sintomas como dores no local, febre e que fiquem com o comportamento mais quieto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio inicia vacinação contra a raiva em cães e gatos com postos drive-thru
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui