A Prefeitura do Rio interditou na manhã desta quarta-feira, 20/10, um ferro-velho localizado na Estrada Arroio Pavuna, na área conhecida como “Estrada do Urubu”, em Jacarepaguá, Zona Oeste. O estabelecimento funcionava sem autorização da Prefeitura do Rio. Desde julho, quando as ações de fiscalização desses estabelecimentos foram intensificadas, 42 ferros-velhos já passaram por inspeções em toda a cidade; sete foram interditados por funcionamento irregular.

O DIÁRIO DO RIO já denunciou que os Ferros-velhos do Centro são a mola motora dos roubos e furtos de peças metálicas.

 – A Secretaria de Ordem Pública seguirá fiscalizando ferros-velhos, justamente para inibir que eles sirvam como estabelecimentos receptadores de produtos furtados ou roubados, especialmente equipamentos públicos como fios, cabos e tampas de bueiros – afirmou o secretário Brenno Carnevale.

Durante a ação, cercados feitos com chapas de ferro que invadiam a área da calçada foram removidos, além de uma grande quantidade de entulho. Além disso, 27 grades da Prefeitura do Rio foram apreendidas. Uma ligação clandestina de água foi retirada pela Cedae.

A subprefeita Talita Galhardo, que acompanhou a ação, frisa que abusos não serão tolerados e que as ações de ordenamento e fiscalização vão continuar sendo realizadas para estabelecer a ordem pública em Jacarepaguá.

Recebemos muitas denúncias de moradores de furto de cabos e de bueiros de ferro, inclusive aqui na Estrada Arroio Pavuna e na Avenida Imperatriz, foram levados praticamente todos os bueiros. E os moradores sinalizam que são esses ferros-velhos clandestinos que  compram esse material, por isso, a necessidade de fiscalizar esses comércios – explica Talita Galhardo.

A operação reuniu além da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), em ação conjunta com a Subprefeitura de Jacarepaguá, equipes da Secretaria de Conservação, Comlurb, Guarda Municipal e teve apoio da Polícia Militar. Participaram da ação mais de 60 agentes públicos.

Vale citar que de janeiro a setembro deste ano foram feitos 851 registros de furtos de cabos e bueiros, superando o número total de 828 reclamações em 2020 através da Central de Atendimento 1746 da Prefeitura do Rio.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui