Prefeitura do Rio lança a segunda edição do Favela Inova

Parceria com universidade premiará, com bolsas de graduação 100% gratuitas, jovens das periferias cariocas em situação de vulnerabilidade social

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fabio Motta

A Prefeitura do Rio lançou, nesta quinta-feira (28/4), no Palácio da Cidade, em Botafogo, a segunda edição do Favela Inova, uma parceria da Secretaria Especial de Juventude (JUVRio) com o Polo de Inovação da UNISUAM (Pólen). O programa conta com 100 vagas de capacitação profissional e empresarial para jovens de 18 a 29 anos das periferias cariocas em situação de vulnerabilidade social. Ao final, as melhores propostas e ideias apresentadas receberão por premiação bolsas de graduação 100% gratuitas.

“Queremos permitir que as pessoas tenham oportunidades. Existem ideias boas, inovação, talento em todos os lugares. Por mais dificuldades que as pessoas possam ter nas suas necessidades mais básicas, o talento aflora em todos os lugares. A diferença se faz quando você proporciona a oportunidade, abre espaço para quem inova, cria e empreende. Criar facilidade para que as pessoas possam entrar no mercado de trabalho. Gerar esperança faz a sociedade avançar e se desenvolver”, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes, acompanhado pelo secretário da JUVRio, Salvino Oliveira, do reitor da UNISUAM, Arapuan Motta Netto, e do gestor do Pólen, Diego Braga.

O Favela Inova tem o intuito de atrair e promover novos negócios de jovens empreendedores e potencializar a economia criativa e o empreendedorismo social local. Para o secretário da JUVRio, Salvino Oliveira, a inserção dos jovens no mercado de trabalho deve ser pensada também por meio das oportunidades de experimentação.

“A demanda das organizações e o escopo das vagas de trabalho têm se voltado cada vez mais para as áreas e ferramentas da tecnologia. Para vencer a desigualdade e tirar os jovens da desocupação é preciso oferecer a eles não só políticas públicas e ferramentas de qualificação, como também chances de aplicar o que aprenderam na teoria”, destacou”.

Advertisement

As inscrições serão recebidas pelo site do Pólen UNISUAM. Os jovens selecionados serão capacitados e terão vivências para permitir o início ou alavancar os seus negócios. De forma híbrida, isto é, por meio de mentorias on-line e encontros presenciais no ecossistema de empreendedorismo e inovação do Pólen UNISUAM, os selecionados vão lidar com temas diversos como Estratégia de Marketing, Mínimo Produto Viável, Networking, Canvas Social e Identidade Visual. Para o reitor da UNISUAM, Arapuan Motta Netto, o programa tem se consolidado pelos resultados visíveis.

“É fundamental trazer para os jovens os conceitos de empregabilidade, trabalhabilidade e empreendedorismo. Porém, mais do que conceitos, é necessário ver na prática como eles acontecem a partir de oportunidades reais. E o Favela Inova é um exemplo disso”, disse o reitor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio lança a segunda edição do Favela Inova
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui