Prefeitura do Rio lança agendamento para o teste de Covid-19 por app

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é realizar a testagem em massa de 450 mil pessoas. A previsão é que sejam realizados 1,5 mil testes por dia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

A partir desta segunda-feira (11/01), os moradores da cidade do Rio já podem agendar testes de Covid-19 pela central telefônica 1746. O aplicativo ainda não está disponível para Android, mas quem usa celular da Apple tem a opção de baixar o app específico.

Em qualquer um dos casos, o carioca precisará fazer uma autonotificação e declarar que tem sintomas, quando os sintomas começaram e se já realizou exame PCR.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é realizar a testagem em massa de 450 mil pessoas. A previsão é que sejam realizados 1,5 mil testes por dia em todas as unidades de saúde. O modelo do teste é o do PCR, que usa cotonetes para colher material do fundo do nariz.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que todas as pessoas que apresentarem sintomas da Covid-19 vão conseguir agendar.

Advertisement

Elas podem ligar, reportar que têm os sintomas, quando tiveram, para que a gente possa fazer uma ligação para esse paciente, avaliar se tem necessidade de teste ou não e fazer o principal, que não foi feito nessa pandemia, que é o rastreamento dos contatos”, detalhou.

Passo a passo

Para fazer a autonotificação no app RIO-COVID 19 (até então, disponível apenas para iOS):

  1. O morador deve digitar o CEP de sua residência;
  2. Informar peso e altura;
  3. Informar e-mail e celular;
  4. Informar se faz parte do grupo de risco, se está grávida ou se tem comorbidades como diabetes, hipertensão ou obesidade;
  5. Informar data de início dos sintomas;
  6. Marcar em uma lista os sintomas que o paciente teve como tosse, febre acima de 38 graus, dor de garganta, falta de ar, dores musculares, diarreia, dor de barriga, perda de apetite, perda do olfato (cheiro), náusea ou vômito;
  7. Informar algum outro sintoma;
  8. Responder se realizou exame PCR;
  9. Enviar.

O app indica que, em caso de piora nos sintomas, o paciente deve procurar a Clínica da Família mais próxima. Se for avaliado que o caso apresenta necessidade de realizar um teste, um funcionário da prefeitura entra em contato e indica onde a pessoa pode ser testada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio lança agendamento para o teste de Covid-19 por app
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui