Prefeitura do Rio lança edital para cursos de programação para jovens em situação de vulnerabilidade

Pregão que vai selecionar as empresas parceiras do Programadores Cariocas acontece no próximo dia 6 de maio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Empresas interessadas em participar do Programadores Cariocas já podem se inscrever no edital lançado nesta semana pela Prefeitura do Rio. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação vai oferecer cursos de programação para jovens cariocas vulneráveis em oito áreas da cidade, com foco principal nas regiões mais pobres das zonas Norte e Oeste.

A meta é formar cinco mil profissionais nos próximos três anos, sendo 850 com bolsa integral. Os alunos contemplados com uma das 4.150 bolsas parciais (50%) pagarão o valor restante apenas após a conclusão do curso e, caso não consigam um emprego em até cinco anos, a instituição parceira assumirá o custo. O Programadores Cariocas também vai oferecer dois auxílios para todos os jovens matriculados: um financeiro de R$500 por mês e um computador. O curso será exclusivamente presencial e terá duração de seis meses (400 horas). A prioridade das vagas é para mulheres, negros, pessoas trans e refugiados.

O setor de tecnologia tem uma forte demanda por profissionais qualificados, já que há um déficit de 24 mil vagas por ano. O Programadores Cariocas vai dar oportunidades e empregabilidade para os jovens que mais precisam, com enorme potencial de transformar a vida deles. Vamos qualificar jovens formados em escola pública, com prioridade para mulheres, negros e trans e, em seis meses, eles estarão aptos a ocupar esses postos de trabalho ociosos”, afirmou o ex-secretário Chicão Bulhões, idealizador do programa, no lançamento do projeto no último dia 31, na Cidade das Artes.

O pregão será realizado no próximo dia 6, às 10h, e poderão participar empresas que ofereçam os cursos de programação no formato “bootcamp”. O Edital e seus anexos encontram-se disponíveis na íntegra no site COMPRASNET e no E-COMPRAS RIO. Estarão também disponíveis junto à Pregoeira e/ou Equipe de Apoio, nos dias úteis até vinte e quatro horas antes da data fixada para realização do certame, mediante pendrive.

Advertisement

Mais informações e retirada do Edital estão disponíveis das 9h às 18h, pelos telefones (21)2088-0310 / (21)2976-2576 ou pelo e-mail smdeis.pregao@gmail.com. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio lança edital para cursos de programação para jovens em situação de vulnerabilidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui