Prefeitura do Rio lança painel de monitoramento 3D do plano urbano Reviver Centro

Maquete virtual permite ao carioca acompanhar a evolução dos licenciamentos e a dinâmica da reocupação residencial da área central da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Washington Fajrado Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio lança nesta sexta-feira, 08/10, em evento conjunto com a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), o Painel de Monitoramento 3D do Plano Urbano Reviver Centro. Hospedado no site Reviver.Rio, o painel de monitoramento permitirá a qualquer carioca acompanhar a evolução do projeto urbano, uma vez que será atualizado periodicamente com informações sobre os empreendimentos residenciais e mistos que forem licenciados dentro do escopo da nova legislação do Reviver Centro. Em versão beta desde o mês de julho, o painel foi colocado no ar há três semanas e já apresenta as duas primeiras licenças concedidas e um licenciamento já em andamento, desde que o conjunto de leis entrou em vigor. No período, a ferramenta recebeu 2138 visualizações.

Elaborado por técnicos do Instituto Pereira Passos (IPP) com dados disponibilizados pelas Secretarias Municipais de Planejamento Urbano (SMPU), Fazenda e Planejamento (SMFP) e de Desenvolvimento Econômico Inovação e Simplificação (SMDEIS), além do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), o Painel de Monitoramento 3D do Reviver Centro apresenta, em ambiente online, de fácil manuseio, a visão tridimensional da área central do Rio de Janeiro. Além das informações dos licenciamentos urbanísticos associados ao Reviver Centro, ele oferece a visualização do estoque de edificações existentes na região, com destaque para os imóveis com múltiplas inscrições imobiliárias mas que possuem dono único, e os terrenos e parâmetros para possíveis novas construções. Trata-se de uma maquete virtual, com objetivo de dar transparência e facilitar a compreensão da dinâmica imobiliária na reocupação residencial do Centro.

A nova legislação do Reviver Centro não é um fim em si mesmo, mas uma forma pela qual poderemos desenvolver nova dinâmica urbana na área. Assim como a lei é inovadora, é necessário ser criativo também em todo o trabalho de implementação, portanto é fundamental dar meios para que a sociedade possa acompanhar a evolução, para que os promotores imobiliários possam acelerar a formação de negócios, e facilitar a compreensão de todos sobre a região. É uma primeira solução digital de várias outras que iremos realizar”, explica o secretário municipal de Planejamento Urbano, Washington Fajardo.

O painel foi inspirado em solução digital elaborada para a cidade de Melbourne, na Austrália, um case bem sucedido de reabilitação de Centro de Negócios. O evento de apresentação do Painel de Monitoramento 3D do Reviver Centro acontecerá no dia 8 de outubro, às 9h, na sede do Sinduscon-Rio, na Rua do Senado 213.

Advertisement

“O Centro tem todas as características para ser uma das regiões mais valorizadas da cidade, proporcionando o equilíbrio entre trabalhar, morar e desfrutar do lazer. Conta com transporte de massa instalado, funcionando e em ótimas condições, além de ser próximo a centros culturais e museus que vamos voltar a utilizar. O que faltava para o Centro se valorizar e ser objeto de desejo dos cariocas novamente eram as moradias, que agora começam a surgir graças ao projeto Reviver Centro”, destaca o presidente da Ademi e do Sinduscon-Rio, Cláudio Hermolin.

O conjunto de leis do Plano Urbano Reviver Centro foi sancionado pelo prefeito Eduardo Paes em 14 de julho. Ele visa a promover a recuperação urbanística, social e econômica dos bairros da região central. Além de estabelecer diretrizes para a gestão, qualificação e manutenção do espaço público e dos bens históricos de uma área de 5,72 quilômetros quadrados, o conjunto de leis prevê, entre outras medidas, incentivos fiscais e edilícios e permissões de novos usos para fomentar a construção de moradias e o retrofit de prédios comerciais ociosos, convertendo-os em edifícios de uso residencial ou misto.

O Reviver Centro tem na construção de novas moradias e na transformação de uso de prédios comerciais para residenciais ou mistos o carro-chefe para atrair moradores para a região, aproveitando o grande potencial já construído e terrenos vazios e sem uso há décadas. O objetivo é, trazendo novos habitantes, por tabela estimular a movimentação social e econômica na região.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio lança painel de monitoramento 3D do plano urbano Reviver Centro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui