Prefeitura do Rio lança “Poesia para esperançar” na internet

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp


A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Educação, está realizando uma série de postagens, assinadas por professores, com muita poesia e literatura pelas redes sociais nestes tempos de pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

A ação Poesias para Esperançar, lançada pela Educação, busca motivar os profissionais da pasta e estudantes da Rede Municipal de Ensino a declamar textos de diversos autores na internet. Devido ao isolamento social necessário para o combate à doença, uma rede de educadores se uniu para implementar esta ação que visa trazer mais leveza e amplificar o trabalho já realizado junto aos mais de 650 mil estudantes matriculados.

A ideia surgiu a partir do canal no Youtube da professora Denise Cruz, que atua na Gerência de Educação da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do município. A educadora emprestou sua ideia para lançar a campanha #PoesiasParaEsperancar na internet. Por meio das redes sociais, a comunidade escolar foi convidada para publicar seus textos favoritos, gravados em vídeo, como uma mensagem positiva nestes tempos de isolamento social. A repercussão está sendo boa.

Carlos Drummond de Andrade, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, passagens da Bíblia e até mesmo textos autorais. As propostas são livres. Os professores Hugo Nepomuceno e Maria de Fátima Palomanes, coordenador e gerente de Educação da 6ª CRE, respectivamente, estão à frente da iniciativa, com foco em amplificar vozes para uma corrente do bem. Hugo acredita que a literatura, além de refletir nossa realidade, pode ser um acalento em momentos difíceis.

“Essa é uma corrente do bem, para promover não somente da literatura e a poesia, mas também espalhar a fé e a esperança para nossos estudantes que seguem em casa, tranquilos, dando continuidade aos estudos por meio das estratégias desenvolvidas pela SME para esse momento”, destaca o coordenador.

A ação está alcançando novos horizontes. Internautas que não fazem parte da Rede Municipal de Ensino também estão postando vídeos para a campanha. Para participar, basta publicar um vídeo nas suas redes sociais recitando sua poesia favorita com a hashtag #PoesiasParaEsperancar. Automaticamente, o buscador da rede social escolhida indexará a gravação junto aos outros conteúdos semelhantes.

Veja os vídeos de lançamento da campanha e alguns textos já declamados.


  
 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio lança "Poesia para esperançar" na internet
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui