foto: Divulgação Prefeitura

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Cultura (SMC), vai lançar na próxima quarta-feira (23/06), o programa “Aprendiz Cultural”, que vai oferecer renda e formação para jovens da cidade. O programa oferecerá bolsa e cursos de preparação em equipamentos culturais da cidade para preparar os jovens para trabalharem como profissionais da cultura. 

Serão contemplados um total de 500 jovens, de 18 a 24 anos. O curso terá durante 12 meses e conterá aulas de técnicas de luz, som e gestão em equipamentos culturais do município do Rio por meio de capacitação teórica e prática para o mercado cultural.

Um dos objetivos do projeto é reverter a situação de vulnerabilidade da juventude carioca. Para isso, o programa vai oferecer bolsas mensais de R$ 800 reais e vale-transporte. Além disso, outros jovens terão acesso às formações de forma online. A Prefeitura pretende certificar cerca de cinco mil jovens de forma virtual até 2024. O secretário de Cultura da cidade do Rio, Marcus Faustini, explica a proposta.

“Na Cultura, ninguém fica para trás, muito menos os jovens. Será um ano de aprendizagem nas áreas de luz, som e etc, para depois eles estarem preparados para trabalharem em grandes eventos. A cultura não é só para artistas”, ressalta o secretário.

Para participar é preciso ser residente da capital, preferencialmente em periferias, favelas e subúrbio e/ou estar em situação de vulnerabilidade social.

Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui