Prefeitura do Rio libera máscaras em ambientes abertos

Decreto de Eduardo Paes prevê liberação do uso de máscaras em locais abertos, mas depende de sanção de Claudio Castro de projeto da Alerj

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Movimentação na Rua Gonçalves Dias, no Centro do Rio - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

Parece que as coisas estão realmente voltando ao normal, o prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD) publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 27/10, o Decreto 49.692/2021 que libera os cariocas a não usarem mais as máscaras em áreas abertas! Obviamente, quem assim desejar, pode continuar usando, uma proteção a mais não só contra Covid-19 mas outras doenças.

O decreto também prevê que boates, casas de show e pistas de dança fechados desde o início da pandemia possam funcionar com até 50% da capacidade. Também libera competições esportivas em ginásios e estádios, desde que apresente o passaporte da vacina, ou um teste PCR feito até, no máximo, 48 horas antes do evento.

E não para por aí, atualmente com 65% da população com esquema vacinal completo, o decreto prevê que quando chegar a 75% as máscaras passarão a ser obrigatórias apenas no transporte público e áreas hospitalares sensíveis. Finalmente poderemos tirar fotos sabendo como é o rosto das pessoas.

Paes chamou atenção que caso haja uma piora nos números atuais do Covid-19, o Rio retorna às regras. O secretário de Saúde, Daniel Soranz, diz que hoje são 2% dos leitos ocupados com a doença, com um número de casos, transmissão e replicação da doença mais baixo desde o início da pandemia. O DIÁRIO DO RIO acompanhou um dia na vida de Soranz e trouxe um artigo com seu perfil.

Advertisement

Entretanto, para que realmente possamos não usar mais máscaras falta a sanção do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), do projeto aprovado na terça-feira, 26/10, na Alerj. A previsão é de que a sanção seja feita logo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio libera máscaras em ambientes abertos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui