Movimentação na Rua Gonçalves Dias, no Centro do Rio - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

Parece que as coisas estão realmente voltando ao normal, o prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD) publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 27/10, o Decreto 49.692/2021 que libera os cariocas a não usarem mais as máscaras em áreas abertas! Obviamente, quem assim desejar, pode continuar usando, uma proteção a mais não só contra Covid-19 mas outras doenças.

O decreto também prevê que boates, casas de show e pistas de dança fechados desde o início da pandemia possam funcionar com até 50% da capacidade. Também libera competições esportivas em ginásios e estádios, desde que apresente o passaporte da vacina, ou um teste PCR feito até, no máximo, 48 horas antes do evento.

E não para por aí, atualmente com 65% da população com esquema vacinal completo, o decreto prevê que quando chegar a 75% as máscaras passarão a ser obrigatórias apenas no transporte público e áreas hospitalares sensíveis. Finalmente poderemos tirar fotos sabendo como é o rosto das pessoas.

Paes chamou atenção que caso haja uma piora nos números atuais do Covid-19, o Rio retorna às regras. O secretário de Saúde, Daniel Soranz, diz que hoje são 2% dos leitos ocupados com a doença, com um número de casos, transmissão e replicação da doença mais baixo desde o início da pandemia. O DIÁRIO DO RIO acompanhou um dia na vida de Soranz e trouxe um artigo com seu perfil.

Entretanto, para que realmente possamos não usar mais máscaras falta a sanção do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), do projeto aprovado na terça-feira, 26/10, na Alerj. A previsão é de que a sanção seja feita logo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui