Prefeitura do Rio liga alerta contra realização de blocos de Carnaval clandestinos

Prefeito Eduardo Paes diz que Guarda Municipal e Polícia Militar vão coibir carros de som que estiverem agitando movimentações

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de movimentação carnavalesca em 2019 no Centro do Rio - Foto: Reprodução

A Prefeitura do Rio de Janeiro, mesmo após desistir de manter o feriado de Carnaval, que aconteceria nos dias 15 e 16 de fevereiro, está preocupada com a possibilidade de que blocos clandestinos sejam realizados ao redor da cidade, ignorando, assim, a determinação de que não haja folia em 2021 por conta da pandemia de Covid-19, que ainda encontra-se em andamento.

”Nós já estamos fazendo um monitoramento e tomamos as medidas necessárias, como suspender o ponto facultativo na Segunda-eira de Carnaval. A gente vai estar com a Guarda Municipal desligando o carro de som que tiver levando bloco. A polícia vai ter que agir junto. Se tiver um bloco que surja só na acústica, sem carro de som, a gente vai ter que coibir”, disse o prefeito Eduardo Paes em entrevista ao portal ”G1”.

Ainda segundo ele, os blocos de maior renome e infraestrutura já concordaram em não realizar cortejos este ano, devido à situação pandêmica. A preocupação, então, se dá a blocos não-oficiais, ou, até mesmo, a improvisações: ”O problema são essas coisas que surgem sem muita consciência. Então, nós vamos ter que ficar atrás disso. Briga de gato e rato, buscando punir, penalizar e atrapalhar a festa de quem quiser fazer a festa. A gente está trabalhando com essa hipótese.”

Vale lembrar que, inicialmente, a folia estava programada para acontecer entre 12 e 17 de fevereiro (Sexta-feira de Carnaval a Quarta-feira de Cinzas). Entretanto, após um consenso entre os órgãos públicos, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e os blocos carnavalescos, os festejos foram adiados para julho, em data que ainda seria definida. Porém, em 21/01, Eduardo Paes veio a público anunciar o cancelamento da festa este ano, devido à impossibilidade de que a grande maioria da população já estivesse vacinada.

Advertisement

Agora, no entanto, ele já adota um tom mais otimista, afirmando que ao menos um ensaio técnico no Sambódromo é possível de acontecer, dependendo, é claro, de como estará o panorama no decorrer do ano: ”Se Deus quiser, rolar diminuição de casos até julho, eu faço os ensaios técnicos na Avenida [Marquês de Sapucaí]. Não tem a menor dificuldade quanto a isso. Agora, o Carnaval mesmo, oficial, não tem como ter. Pode criar uma coisa em cima da hora. Literalmente. Põe a escola [de samba] ‘Em Cima da Hora’ no negócio, e faz uma coisa. Mas não dá para programar isso com antecedência.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio liga alerta contra realização de blocos de Carnaval clandestinos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui