Prefeitura do Rio processa Governo do Estado por falta de repasses de impostos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcos de Paula

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na manhã desta sexta-feira (3/07) que entrou na Justiça contra o Governo do Estado do Rio de Janeiro por falta de repasses de impostos. Segundo o poder municipal, os valores devidos de ICMS e ISS não estariam chegando aos cofres da prefeitura da capital .

“O Estado não está repassando as cotas da nossa parte do ICMS e também do ISS. Isso não pode! Isso é crime. A gente vai esperando e chega um momento que não se pode mais esperar. Não se cobra acima do que pertence ao município. Não é favor. É o que pertence ao município, afirmou o prefeito do Rio, Marcelo Crivella.

A Procuradoria Geral do Município impetrou um mandado de segurança com pedido de liminar na 11 Vara de Fazenda Pública contra o secretário estadual de Fazenda, Guilherme Mercês, por irregularidades no repasse do ICMS.

Em relação ao ISS, a PGM entrou com pedido de antecipação dos efeitos de tutela de urgência para que o governo estadual seja obrigado a entregar valores que a prefeitura diz que foram retidos irregularmente. O pedido foi ajuizado na mesma vara.

Advertisement

Segundo a Prefeitura do Rio, a perda média de receita do município com a falta de repasse do ICMS, só neste ano, ultrapassaria R$ 80 milhões; em relação ao ISS, seriam mais de R$ 50 milhões retidos pelo estado.

No processo, a prefeitura alega que o Governo do RJ não destinou ao município a quantia referente aos tributos de serviços prestados por empresas contratadas pelo estado e que, de acordo com a Constituição Federal, é competência dos municípios a cobrança do ISS.

O Governo do Estado ainda não se pronunciou.


Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio processa Governo do Estado por falta de repasses de impostos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui