Prefeitura do Rio promove campanha contra trabalho infantil no Carnaval no Aeroporto Tom Jobim

A Prefeitura do Rio realizou uma ação no Aeroporto Tom Jobim com artistas mirins para conscientizar passageiros sobre a prevenção ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Carnaval.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) do Rio de Janeiro levou, nesta quinta-feira (27/02), uma campanha de conscientização ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, alertando sobre o combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes durante o Carnaval.

Das 10h às 13h, um grupo de artistas mirins realizou apresentações na área de desembarque do Terminal 2, encantando os passageiros e reforçando a mensagem da campanha “Respeite meu samba, a infância e os nossos direitos. Proteção é o bloco de geral”. Crianças e adolescentes com habilidades de percussão e circo, como pernas de pau, protagonizaram a ação em um dos pontos de maior movimentação da cidade.

“Por meio da arte, num local de grande movimentação, como é o aeroporto, a gente alerta para a necessidade de cuidados especiais com nossas crianças e adolescentes, que precisam ter seus direitos preservados sempre, inclusive no Carnaval. Nossa convocação à sociedade é para nos apoiar nessa luta, seja protegendo esses direitos ou denunciando, caso eles sejam violados”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Martha Rocha.

As crianças que participaram da apresentação são moradoras da Vila Cruzeiro, na Penha, e fazem parte das oficinas do Centro Cultural Liga do Bem, organização que oferece aulas de percussão, violão, flauta doce e artes para jovens de 5 a 17 anos. O repertório incluiu sambas clássicos como “A Voz do Morro”, de Zé Keti, marchinhas de Carnaval e uma versão especial de “Anunciação”, de Alceu Valença, em ritmo de Ijexá.

“Nas nossas oficinas, cada criança tem a oportunidade de escrever sua própria história, sendo protagonista e participando de diversos eventos”, explicou Ana Paula Mendonça, professora de percussão e presidente da Liga do Bem, ONG fundada em 2012.

Além da apresentação artística, profissionais da 4ª Coordenadoria de Assistência Social (CAS) distribuíram panfletos informativos e ventarolas aos passageiros, reforçando a importância da denúncia de qualquer violação de direitos.

“Essa ação é uma parceria entre a Prefeitura do Rio e a Associação dos Conselheiros Tutelares do Município (ACTMRJ). A campanha é fundamental, pois um Carnaval consciente, com proteção e bem-estar para crianças e adolescentes, beneficia a todos. Estamos aqui para fazer diferença”, afirmou a conselheira tutelar Marly Souza.

A iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas pela SMAS em pontos estratégicos da cidade. Desde janeiro, a campanha já esteve na Marquês de Sapucaí, em ensaios técnicos e desfiles de megablocos. No dia 22/02, a mobilização ocorreu no Terminal Intermodal Gentileza, onde equipes distribuíram pulseiras de identificação para crianças acompanhadas de responsáveis no Bloco da Favorita.

Nesta sexta-feira (28/02), a campanha chega ao Aeroporto Santos Dumont, ampliando o alcance da mensagem de proteção à infância no Carnaval do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio promove campanha contra trabalho infantil no Carnaval no Aeroporto Tom Jobim

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui