A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) do Rio de Janeiro levou, nesta quinta-feira (27/02), uma campanha de conscientização ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, alertando sobre o combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes durante o Carnaval.
Das 10h às 13h, um grupo de artistas mirins realizou apresentações na área de desembarque do Terminal 2, encantando os passageiros e reforçando a mensagem da campanha “Respeite meu samba, a infância e os nossos direitos. Proteção é o bloco de geral”. Crianças e adolescentes com habilidades de percussão e circo, como pernas de pau, protagonizaram a ação em um dos pontos de maior movimentação da cidade.
“Por meio da arte, num local de grande movimentação, como é o aeroporto, a gente alerta para a necessidade de cuidados especiais com nossas crianças e adolescentes, que precisam ter seus direitos preservados sempre, inclusive no Carnaval. Nossa convocação à sociedade é para nos apoiar nessa luta, seja protegendo esses direitos ou denunciando, caso eles sejam violados”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Martha Rocha.
As crianças que participaram da apresentação são moradoras da Vila Cruzeiro, na Penha, e fazem parte das oficinas do Centro Cultural Liga do Bem, organização que oferece aulas de percussão, violão, flauta doce e artes para jovens de 5 a 17 anos. O repertório incluiu sambas clássicos como “A Voz do Morro”, de Zé Keti, marchinhas de Carnaval e uma versão especial de “Anunciação”, de Alceu Valença, em ritmo de Ijexá.
“Nas nossas oficinas, cada criança tem a oportunidade de escrever sua própria história, sendo protagonista e participando de diversos eventos”, explicou Ana Paula Mendonça, professora de percussão e presidente da Liga do Bem, ONG fundada em 2012.
Além da apresentação artística, profissionais da 4ª Coordenadoria de Assistência Social (CAS) distribuíram panfletos informativos e ventarolas aos passageiros, reforçando a importância da denúncia de qualquer violação de direitos.
“Essa ação é uma parceria entre a Prefeitura do Rio e a Associação dos Conselheiros Tutelares do Município (ACTMRJ). A campanha é fundamental, pois um Carnaval consciente, com proteção e bem-estar para crianças e adolescentes, beneficia a todos. Estamos aqui para fazer diferença”, afirmou a conselheira tutelar Marly Souza.
A iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas pela SMAS em pontos estratégicos da cidade. Desde janeiro, a campanha já esteve na Marquês de Sapucaí, em ensaios técnicos e desfiles de megablocos. No dia 22/02, a mobilização ocorreu no Terminal Intermodal Gentileza, onde equipes distribuíram pulseiras de identificação para crianças acompanhadas de responsáveis no Bloco da Favorita.
Nesta sexta-feira (28/02), a campanha chega ao Aeroporto Santos Dumont, ampliando o alcance da mensagem de proteção à infância no Carnaval do Rio.