Prefeitura do Rio promove curso ‘Líderes que Transformam’

O curso 'Líderes que Transformam' é destinado à formação de novas lideranças e vai oferecer aulas presenciais e online a partir de 9/08

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Aula inaugural do curso Líderes que Transformam / Divulgação

Líderes que Transformam, curso que terá início na segunda-feira (09/08) e contará com aulas presenciais e online, será a nova aposta da Secretaria Especial da Ação Comunitária da Prefeitura do Rio, para transformar as vidas de moradores de comunidades carentes da cidade, bem como do próprio município.

O secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo Carvalho, prestigiou a aula inaugural do curso e destacou todo empenho do atual governo em desenvolver os recursos materiais e humanos do Rio de Janeiro. “São 93 metas ambiciosas e 230 projetos. Vamos investir 14 bilhões de reais, em quatro anos, em metas que além de serviços de infraestrutura, como saneamento e transporte, vão reduzir as desigualdades sociais e de gênero. Metas que vão capacitar as mulheres, metas voltadas para as comunidades com geração de trabalho e renda como a volta do gari comunitário e os guardiões dos rios”, disse Pedro Paulo que, também deu ênfase às vitórias obtidas pela Prefeitura desde o início da atual legislatura de Eduardo Paes. “Em seis meses pusemos a casa em ordem, recuperamos as finanças. Hoje já temos R$ 4 bilhões em caixa. Antecipamos o décimo terceiro salário, e nossos fornecedores, agora, têm dia para receber”, afirmou Pedro Paulo.

À frente da Secretaria Especial de Ação Comunitária (SEAC) está Marli Peçanha, proveniente de favela e servidora pública que, segundo Pedro Paulo Teixeira, cumprirá um papel importantíssimo para a formação de novas lideranças.  “Ela é preta, professora, servidora pública. Optou por ensinar para a comunidade, formar líderes e reduzir os impactos da pobreza e da desigualdade”, destacou o secretário.

Marli Peçanha, por sua vez, enfatizou que para desenvolver um bom trabalho nas favelas do Rio é preciso que o voluntário tenha humildade e tenha amor pela região e seus moradores. “Temos que aprender a dividir. Não somos nada só. Não nascemos sabendo. A gente aprende todos os dias. Todos são capazes, mas a troca de experiência é que nós faz avançar e chegar onde queremos”, afirmou a servidora. Marli reafirmou também o compromisso estabelecido pelo poder público municipal de dialogar com moradores e lideranças das favelas.

Advertisement

Participaram da aula inaugural Igor Val Passos, pro reitor da Diretoria de Extensão do IFRJ, que representou o reitor Rafael Almada; o defensor público Nilson Bruno e a assistente social Fabiana Rodrigues de Paula Neto. Todos ministrarão disciplinas no curso.

A presidente da Riotur, Daniela Maia, os secretários da Juventude, Salvino Oliveira, e da Promoção e Políticas da Mulher, Joyce Trindade, o subsecretário de Ação Comunitária, Hércules Mendes, e o presidente da Cidade das Artes, Cláudio Versani, também estiverem presentes no evento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio promove curso ‘Líderes que Transformam’
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui