Prefeitura do Rio quer alterar regras de proteção para imóveis tombados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro quer mudar as regras de proteção a imóveis de interesse histórico ou cultural localizados nos bairros da Zona Sul, Grande Tijuca, Centro, Santa Cruz e Marechal Hermes.

Caso aprovado na Câmara dos Vereadores, a proposta permitirá que os espaços internos dessas construções sejam reorganizados. De acordo com o projeto, edificações tombadas poderão ganhar microapartamentos, sem regras de área mínima.

Segundo a proposta, os prédios de pé direito alto, incluindo os preservados por uma lei que exige a manutenção de fachadas originais, poderão ter espaços internos reaproveitados para a construção de andares intermediários. O projeto da Prefeitura também quer permitir a transformação de porões e sótãos em moradias.

“A legislação precisa ser a mais flexível possível para permitir um melhor aproveitamento das construções, evitando, assim, sua degradação. Além disso, é bom frisarmos que a cidade é viva. Uma rua ou imóvel que hoje são residenciais podem se tornar comerciais, e vice e versa. Um prédio que já foi moradia de alguém pode virar um comércio. Mas isso é proposto sem alterar a fachada e as características originais do imóvel. A cidade é viva, porque hoje uma rua que tem uma vocação pode ter outra vocação com o passar do tempo”, disse Claudio Castro, diretor da Sérgio Castro Imóveis.

Advertisement

Washington Fajardo, assessor especial para assuntos urbanos na prefeitura de Eduardo Paes, tem uma análise um pouco diferente sobre o projeto da prefeitura.

“Ter regras menos rígidas para um reaproveitamento de imóveis tombados é uma coisa. O que não pode acontecer é proposta que gera uma espécie de lei do vale-tudo”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio quer alterar regras de proteção para imóveis tombados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui