Prefeitura do Rio reassume controle do sistema de dados da cidade após ataque hacker

Apesar da recuperação ainda não há previsão para o retorno online de todo o Portal do governo e das páginas de serviços de atendimento aos cidadãos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

Nesta quarta-feira, (17/08), a Prefeitura do Rio informou que conseguiu assumir novamente o controle do sistema de rede e da administração do DataCenter municipal. Há três dias, na madrugada de segunda-feira, (15/08), um ataque cibernético tirou do ar os serviços digitais e páginas da Prefeitura.

De acordo com a equipe da Empresa Municipal de Informática (IplanRio) o órgão conseguiu “avanços significativos” para o restabelecimento total do banco de dados.

A prefeitura disse que apesar dos avanços vai manter os serviços inativos até que o ambiente digital esteja totalmente seguro e que ainda não há previsão para o retorno online de todo o Portal do governo e das páginas de serviços de atendimento online aos cidadãos.

Entre os serviços afetados estão a suspensão do atendimento para o CadÚnico nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), arrecadação de IPTU, emissão de nota fiscal, pagamento de ITBI, entre outros. A expectativa da prefeitura é de que o Diário Oficial do município volte a ser publicado na quinta-feira, (18/08).

Advertisement

Em uma nota divulgada na manhã desta quarta-feira, (17/08) a prefeitura pediu a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores da Iplan trabalham para que o sistema volte a sua normalidade o mais rápido possível.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio reassume controle do sistema de dados da cidade após ataque hacker
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui