Prefeitura do Rio recebe quase 12 mil reclamações sobre lixo nas ruas desde janeiro

Do total de chamados na Central 1746 (11.974), 11.125 são reclamações referentes à remoção em ruas da cidade e 849 solicitações de limpeza de terrenos baldios

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Lixo em calçada na Ilha do Governador - Foto: Reprodução/TV Globo

De janeiro a junho de 2021, a Central 1746 da Prefeitura do Rio de Janeiro já recebeu quase 12 mil chamados relacionados à presença de lixo nas ruas da capital fluminense. Esse número representa uma média de 75 por dia. Do total (11.974), 11.125 são reclamações referentes à remoção em rua e 849 solicitações de limpeza de terrenos baldios.

Para passar na Avenida Ilha das Enxadas, por exemplo, localizada no bairro Bancários, na Ilha do Governador, é necessário que os pedestres contornem o lixo que tomou as calçadas e parte da via e ainda disputem o espaço com carros e ônibus. Vale ressaltar que o local dispões de 3 lixeiras. Ainda na Zona Norte, desta vez em Rocha Miranda, o entorno do Parque Madureira próximo à estação de trem do bairro tem bastante entulho e lixo acumulados.

Já na Zona Oeste, a situação é complicada em diversos pontos. Em Campo Grande, bairro mais populoso do Rio, a Estrada do Moinho, por exemplo, é tomada por entulho, a ponto de não ser possível mais observar a calçada. A cerca de 11km dali, mais precisamente na Rua da Castanha, em Cosmos, a calçada também está quase ”invisível”, tomada por entulho, galhos podados e madeira.

Em Realengo, por sua vez, na Rua Salvador Sabaté, a enorme quantidade de entulho também atrapalha a passagem de pedestres. Problema parecido é visto na Estrada de Curicica, no bairro homônimo. Na altura do número 200, o lixo acumula-se na entrada da Escola Municipal Heitor Seixas, com a sujeira transbordando para a pista e a calçada.

Advertisement

De acordo com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), lixo e entulho são removidos diariamente na cidade. A coleta de entulho, galhadas de podas e bens inservíveis, como móveis, fogões e geladeiras, é realizada de maneira gratuita.

Recentemente, o DIÁRIO DO RIO elaborou uma série mostrando as dificuldades encontradas por moradores de diversas regiões do Rio de Janeiro que não têm o que comer, demonstrando casos, inclusive, de pessoas que se alimentam de ratos e de de resíduos de lixos de presídios.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio recebe quase 12 mil reclamações sobre lixo nas ruas desde janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui