Cemitério São João Batista
Cemitério São João Batista - Foto: Halley Pacheco de Oliveira

A prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial desta quarta (25/03), uma série de recomendações para os serviços de transporte funerário na cidade visando evitar a propagação do Covid-19. Segundo a portaria, as vítimas do Coronavírus devem ser cremadas, em vez de sepultadas ou embalsamadas. Além disso, durante os velórios, o caixão deverá permanecer fechado para evitar que as pessoas tenham contato com o corpo. A única opção de contato visual, nesse caso, é a possibilidade de ter um visor aberto.



Siga nossas redes e assine nossa newsletter, de graça

Jornalismo sério, voltado ao Rio de Janeiro. Com sua redação e colunistas, o DIÁRIO DO RIO trabalha para sempre levar o melhor conteúdo para os leitores do site, espectadores dos nossos programas audiovisuais e ouvintes dos nossos podcasts. O jornal 100% carioca faz a diferença.

O Poder Público também orienta que o velório seja feito em capelas com portas abertas para favorecer a circulação de ar, e que as cerimônias sejam realizadas com tempo reduzido e menor número de participantes possível, para evitar aglomerações.

Também não deve ocorrer a troca de roupas, ou seja, o corpo deve ser vestido uma única vez. E a roupa retirada deve ser colocada em saco impermeável, totalmente fechado e previamente desinfetado com um borrifador.

Funcionários dos cemitérios também devem usar equipamento de proteção individual (máscaras N95, luvas descartáveis, óculos de proteção e aventais) e ter instrumentos de trabalho desinfetados regularmente.

Já os veículos de transporte devem ter uma barreira física entre a cabine do motorista e o compartimento do caixão, que deve ser revestido com material liso, impermeável, resistente e de fácil higienização. Nada pode ficar nesse compartimento além do caixão. E o veículo deve ser totalmente higienizado após sua utilização. Traslados para outras cidades, estados ou países devem ser evitados, a não ser com autorização das autoridades sanitárias


Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui