Prefeitura do Rio recomenda que vítimas do Coronavírus sejam cremadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cemitério São João Batista
Cemitério São João Batista - Foto: Halley Pacheco de Oliveira

A prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial desta quarta (25/03), uma série de recomendações para os serviços de transporte funerário na cidade visando evitar a propagação do Covid-19. Segundo a portaria, as vítimas do Coronavírus devem ser cremadas, em vez de sepultadas ou embalsamadas. Além disso, durante os velórios, o caixão deverá permanecer fechado para evitar que as pessoas tenham contato com o corpo. A única opção de contato visual, nesse caso, é a possibilidade de ter um visor aberto.

O Poder Público também orienta que o velório seja feito em capelas com portas abertas para favorecer a circulação de ar, e que as cerimônias sejam realizadas com tempo reduzido e menor número de participantes possível, para evitar aglomerações.

Também não deve ocorrer a troca de roupas, ou seja, o corpo deve ser vestido uma única vez. E a roupa retirada deve ser colocada em saco impermeável, totalmente fechado e previamente desinfetado com um borrifador.

Funcionários dos cemitérios também devem usar equipamento de proteção individual (máscaras N95, luvas descartáveis, óculos de proteção e aventais) e ter instrumentos de trabalho desinfetados regularmente.

Advertisement

Já os veículos de transporte devem ter uma barreira física entre a cabine do motorista e o compartimento do caixão, que deve ser revestido com material liso, impermeável, resistente e de fácil higienização. Nada pode ficar nesse compartimento além do caixão. E o veículo deve ser totalmente higienizado após sua utilização. Traslados para outras cidades, estados ou países devem ser evitados, a não ser com autorização das autoridades sanitárias


Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio recomenda que vítimas do Coronavírus sejam cremadas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui