Prefeitura do Rio renova parceria que garante estudo a alunos de baixa renda ‘superdotados’

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Alunos 'superdotados' da Secretaria Municipal de Educação aprovados no processo seletivo de 2019 que ingressaram no Ismart em 2020 - Foto: Divulgação/SME

Através da Secretaria Municipal de Educação (SME), comandada por Talma Romero Suane, a Prefeitura do Rio de Janeiro renovou, até março de 2022, o acordo de cooperação com o Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart). Pelo convênio, estudantes de baixa renda do 7º ao 9º ano, entre 12 e 15 anos de idade, identificados com altas habilidades ou superdotação, poderão receber bolsas de estudo presenciais em escolas particulares e online, além de acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional. A parceria não tem custos para a SME.

Serão oferecidas cerca de 300 oportunidades para estudantes do 7° ao 9° ano do ensino fundamental da rede municipal, oriundos de famílias com renda de até 2 salários mínimos por pessoa da família, no processo seletivo para bolsistas de 2021. Além das bolsas de estudos gratuitas em escolas particulares, os alunos terão direito a recursos como auxílio transporte, alimentação, material didático, uniforme e acesso ao programa de desenvolvimento do Ismart. Há também oportunidades para o programa ”Ismart Online”, que fornece suplementação aos estudantes por meio de plataforma de estudos online e atividade de tutoria.

O processo seletivo é composto por 5 etapas eliminatórias: teste online, prova presencial, entrevista individual, visita domiciliar e dinâmica de grupo. Nas primeiras duas fases, são aplicadas questões de português e matemática, além de um teste de potencial de aprendizagem. Nas fases seguintes, serão realizadas avaliações de aspectos comportamentais como autonomia, motivação, persistência e sociabilização dos alunos.

Em parceria com a SME, o Ismart atende aproximadamente 300 alunos da rede municipal de ensino atualmente. O ISMART é um instituto privado, sem fins lucrativos. A missão do projeto é concretizar o potencial desses estudantes, para que, no futuro, eles possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.

Advertisement

Durante este período de isolamento social, as atividades de atendimento estão mantidas em formato online. A equipe do ISMART desenvolve rodas de conversa, programa de orientação profissional e se prepara para a convenção de alunos e famílias. O ISMART também disponibilizou conteúdo de Português e Matemática por meio da sua plataforma de educação à distância – Ismart Online. As atividades de suporte à formação dos educadores na temática das Altas Habilidades/Superdotação foram realizadas em evento online e contou com a inscrição de cerca de 800 educadores da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio renova parceria que garante estudo a alunos de baixa renda 'superdotados'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui