Prefeitura do Rio retira mais de 180 toneladas de resíduos de bueiros em um mês de ações

Ao todo, 1.318 caixas de ralos foram limpas, com a desobstrução de 8.197 metros de rede de drenagem

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcos de Paula/Prefeiura do Rio

A Prefeitura do Rio removeu 181 toneladas de resíduos em um mês de atividades da Operação Ralo Limpo, que resultou na limpeza e desobstrução de 2.156 bueiros de 25 vias públicas com maior recorrência de alagamentos e bolsões de água na cidade, de acordo com mapeamento do Centro de Operações Rio (COR). A iniciativa faz parte do Plano Verão 21/22, planejamento estratégico coordenado pelo COR para o período chuvoso de novembro de 2021 a abril de 2022.

“É impressionante a quantidade e a variedade de objetos e resíduos retirados dos bueiros até agora. Já encontramos identidade, passaporte e até um colchão atrapalhando a drenagem. Mas o nosso trabalho vai além da limpeza, estamos aproveitando para traçar um diagnóstico mais preciso desses pontos em busca de soluções mais assertivas de longo prazo. E não podemos deixar de pedir, sempre, a colaboração da população, para que não descarte lixo na rua. Essa conscientização é muito importante”, ressalta o chefe executivo do COR, Bruno Ramos.

Ao todo, 1.318 caixas de ralos foram limpas, com a desobstrução de 8.197 metros de rede de drenagem. O roteiro contemplará, até o mês de setembro, 50 vias da cidade, com base em mapeamento feito pelo Centro de Operações Rio. O trabalho envolve ainda equipes da Rio Águas, CET-Rio, Guarda Municipal e subprefeituras.

Neste ano, o COR antecipou em dois meses o calendário de limpeza, permitindo não só a conclusão do trabalho antes do período chuvoso como o desenvolvimento de projetos e soluções a longo prazo. As operações ocorrem em horários alternativos, fora dos períodos de rush, para minimizar os impactos no trânsito.

Advertisement

Até agora, os agentes já percorreram pontos das avenidas Presidente Vargas e Beira Mar, ruas dos Inválidos, Rezende e Frei Caneca, no Centro; avenida Francisco Bicalho, no Santo Cristo; estrada da Barra da Tijuca e avenidas Armando Lombardi, Ministro Ivan Lins e Ayrton Senna, na Barra da Tijuca; estrada da Pedra, em Guaratiba; Estrada de Jacarepaguá, no Anil; rua Felipe Cardoso, em Santa Cruz; avenida Ministro Edgard Romero, em Madureira; rua Cândido Benício, no Campinho, avenida Ernani Cardoso, em Cascadura;  rua Bela, em São Cristóvão; ruas Silva Freire e Vinte e Quatro de Maio, no Engenho Novo; rua Bulhões de Marcial, em Vigário Geral; estradas da Bica e do Galeão, na Ilha do Governador; e no Campo de São Cristóvão; avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa, na Lagoa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio retira mais de 180 toneladas de resíduos de bueiros em um mês de ações
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui