Prefeitura do Rio retoma Conselho de definição de políticas habitacionais

Secretaria Municipal de Habitação retomou o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social que terá presença da sociedade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

Após um período de inatividade, a Secretaria Municipal de Habitação retomou o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (CGFMHIS), conforme o Decreto n° 48907, publicado no Diário Oficial desta quinta (27/5). Seu objetivo é dialogar sobre ações voltadas para a área de habitação e definir como os recursos serão redistribuídos para promover a Política Habitacional.

Criado pela Lei nº 4463, de 10 de janeiro de 2007, e instituído no mesmo ano pelo Decreto nº 28100, o Conselho será resgatado e reorganizado pela SMH. Com seu perfil deliberativo (todos os integrantes têm direito a voto), e paritário (com o mesmo número de órgãos e entidades do Poder Executivo e da Sociedade Civil com atuação relacionada à habitação), o Conselho vai possibilitar que, juntos, Prefeitura e instituições não governamentais definam quais serão as ações e como os recursos serão aplicados.

Além da gestão dos recursos do fundo, o CGFMHIS também terá o papel de colaborar e fiscalizar a elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS). De acordo com a Lei Complementar 201/2019, que regulamenta a criação do Plano, o Conselho deverá aprovar a proposta de metodologia, etapa necessária para a realização da audiência pública de abertura dos trabalhos.

E, para eleger os novos representantes e atualizar a composição do Conselho, a SMH vai promover um edital de chamamento público, em um segundo momento, convocando segmentos da sociedade civil para participar da reunião de retomada.

Advertisement

O Conselho é presidido pelo Secretário Municipal de Habitação, o vice-prefeito Nilton Caldeira (PL), que também será responsável por emitir voto de desempate, convocar e liderar as reuniões, fazer cumprir o regimento interno, coordenar as atividades e publicar no Diário Oficial todas as convocações e deliberações do CGFMHIS.

Os encontros entre os membros vão acontecer uma vez por mês. As reuniões também poderão contar com a participação de observadores convidados, que não terão direito a voto.  

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio retoma Conselho de definição de políticas habitacionais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui