Prefeitura do Rio suspende Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

A Prefeitura do Rio suspendeu o Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (Padi), projeto em que centenas de idosos e doentes crônicos recebiam visita de equipes de saúde em casa. As famílias dos pacientes estão preocupadas em perder o atendimento.

Nesta segunda-feira (15), os cuidadores não apareceram nas residências. Os 120 profissionais de saúde foram demitidos na última sexta-feira (12), quando a prefeitura encerrou o contrato com a OS Iabas, segundo a Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Rio.

Cerca de 900 pacientes idosos e doentes crônicos já iniciaram a semana sem atendimento. Além da falta do serviço, os medicamentos e insumos básicos que recebiam do governo pelo programa também foram suspensos.

A prefeitura ainda não contratou nenhuma empresa para oferecer o serviço, mas colocou um aviso nos hospitais para que os pacientes procurem unidades básicas de saúde. Em contrapartida, a Comissão de Saúde da Câmara afirmou que os profissionais de postos e clínicas da família não são preparados para esse tipo de atendimento.

Advertisement

O Padi funciona desde 2010 no Rio a um custo de aproximadamente R$ 900 mil por mês. Em média, três equipes multidisciplinares ficam nos hospitais municipais Miguel Couto, Salgado Filho, Lourenço Jorge, Pedro II e Francisco da Silva Teles.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o Padi será retomado em breve com a contratação de uma nova organização social, mas ainda não há data. Uma licitação foi aberta antes do término do contrato com a Iabas, mas a única empresa que se apresentou não tinha os documentos necessários, segundo a secretaria.

Ainda de acordo com a secretaria, o atendimento aos pacientes em casa será feito por equipes da Clínica da Família e que os profissionais da atenção primária têm qualificação para a assistência domiciliar de doentes crônicos.

Nos hospitais, a Prefeitura colocou um aviso da suspensão do serviço e um pedido para que os pacientes procurem as unidades básicas de saúde.

Hoje (16/07), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Rio vai pedir nesta terça-feira (16) à Defensoria Pública para que a Prefeitura retome o Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (Padi).

A secretaria municipal de Saúde disse que o Padi não vai ser extinto. Segundo a secretaria, o contrato com a organização social Iabas acabou e a única O.S. que se candidatou para assumir o programa não atendeu aos requisitos necessários. Por isso, vai ser feita uma licitação para escolher uma nova O.S. nos próximos dias.

Enquanto isso, a secretaria disse que as equipes de saúde da família vão fazer os atendimentos de quem tem mais necessidade. Os pacientes, que não receberam atendimento essa semana, serão reagendados.

No twitter, o ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes, criticou a atitude da prefeitura.

Em outra postagem, Paes ironizou o Deputado Federal Rodrigo Bethlem pela suposta nomeação de novo presidente da CET-Rio. Será que Eduardo Paes será pré-candidato?

Confira a nossa entrevista com ex- prefeito do Rio, Eduardo Paes, no Mesa Viva, programa de entrevistas do Diário do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio suspende Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui