Prefeitura terá que adotar medidas de proteção ambiental na área verde da antiga Colônia Juliano Moreira

A decisão do TJRJ foi determinada em ação movida pelo MP/RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, TJ/RJ determinou que o município do Rio deverá adotar medidas de proteção ambiental na área verde da antiga Colônia Juliano Moreira, localizada em Curicica, na zona oeste. A decisão é resultado de ação civil pública, proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, MPRJ, em setembro de 2018.

A sentença do processo, ou seja, decisão final, determina ainda, que as  medidas que deverão ser adotas sejam permanentes e eficazes de vigilância e fiscalização da área pública da colônia. Este espaço, inclui instalação de cerca em todo seu perímetro, sob pena de multa-diária no valor de R$ 10 mil, a contar do prazo de 120 dias da publicação da decisão. Além disso, o município também deverá efetuar a recuperação ambiental completa de qualquer dano ambiental que venha a ser causado por sua omissão na fiscalização e prevenção da área.

Na decisão, o juiz responsável pelo caso enfatizou que em se tratando de atividades consideradas perigosas ambientalmente, o município deve impedir a ocorrência de danos. De acordo com o texto da sentença, ao não realizar seu dever, o município incorre em omissão.

A área onde ficava a antiga colônia Juliano Moreira equivale a cerca de 7 hectares foi inteiramente reflorestada, tendo recebido plantio de vegetação nativa decorrente de medidas compensatórias ambientais. No curso da ação, o MPRJ conseguiu demonstrar que com provas técnicas, fatos que comprovam o risco iminente da área vir a ser invadida e desmatada por omissão da prefeitura, com registros de diversas tentativas de invasão, desmatamento e demarcação de lotes, devido à ausência de fiscalização e guarda do imóvel.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura terá que adotar medidas de proteção ambiental na área verde da antiga Colônia Juliano Moreira
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Aí, pessoal, o conteúdo é bom, mas vocês estão precisando urgentemente de um revisor de textos. Se interessar, posso me candidatar ao cargo. Abs

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui