Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, TJ/RJ determinou que o município do Rio deverá adotar medidas de proteção ambiental na área verde da antiga Colônia Juliano Moreira, localizada em Curicica, na zona oeste. A decisão é resultado de ação civil pública, proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, MPRJ, em setembro de 2018.



Toda manhã o resumo do Rio de Janeiro

A sentença do processo, ou seja, decisão final, determina ainda, que as  medidas que deverão ser adotas sejam permanentes e eficazes de vigilância e fiscalização da área pública da colônia. Este espaço, inclui instalação de cerca em todo seu perímetro, sob pena de multa-diária no valor de R$ 10 mil, a contar do prazo de 120 dias da publicação da decisão. Além disso, o município também deverá efetuar a recuperação ambiental completa de qualquer dano ambiental que venha a ser causado por sua omissão na fiscalização e prevenção da área.

Na decisão, o juiz responsável pelo caso enfatizou que em se tratando de atividades consideradas perigosas ambientalmente, o município deve impedir a ocorrência de danos. De acordo com o texto da sentença, ao não realizar seu dever, o município incorre em omissão.

A área onde ficava a antiga colônia Juliano Moreira equivale a cerca de 7 hectares foi inteiramente reflorestada, tendo recebido plantio de vegetação nativa decorrente de medidas compensatórias ambientais. No curso da ação, o MPRJ conseguiu demonstrar que com provas técnicas, fatos que comprovam o risco iminente da área vir a ser invadida e desmatada por omissão da prefeitura, com registros de diversas tentativas de invasão, desmatamento e demarcação de lotes, devido à ausência de fiscalização e guarda do imóvel.

Vanessa Costa
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

1 COMENTÁRIO

  1. Aí, pessoal, o conteúdo é bom, mas vocês estão precisando urgentemente de um revisor de textos. Se interessar, posso me candidatar ao cargo. Abs

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui