Prefeitura do Rio terá que destinar 18 toneladas de ração para animais da Suipa

A medida faz parte do cumprimento de uma sentença resultante de uma ação civil pública ajuizada pelo MPRJ em 2004

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Um acordo homologado pela 1ª Vara de Fazenda Pública da Comarca da Capital determina que a Prefeitura do Rio será responsável pela alimentação dos animais abrigados na Suipa (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais). O acordo, que foi oficializado nesta segunda-feira (20/08), prevê o fornecimento mensal de 18 toneladas de ração para os cerca de dois mil animais que atualmente estão sob os cuidados da entidade.

Essa medida faz parte do cumprimento de uma sentença resultante de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) em 2004. A ação solicitava a transferência dos animais da Suipa para outra localidade devido à superlotação. A sede da Suipa, em Benfica, tem capacidade para abrigar até três mil animais, mas em determinado momento chegou a abrigar cerca de oito mil, o que levou a graves problemas de superlotação e a um significativo índice de mortalidade entre os animais.

A superlotação foi exacerbada pela ausência de um abrigo público municipal adequado para acolher animais abandonados, resgatados ou recolhidos das ruas em situação de risco.

A Suipa foi inaugurada em 27 de abril de 1943 e tem o trabalho de resgatar e cuidar de animais abandonados vítimas de maus-tratos. A entidade, que não contava com ajuda do governo, abriga 2.200 animais, sendo a maioria cachorros, que consomem 650kg de ração por dia. A casa conta com o apoio de 102 funcionários em regime CLT. Com esse acordo, a Prefeitura do Rio assume um papel na garantia do bem-estar dos animais, atendendo a uma demanda que já se arrastava há quase duas décadas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio terá que destinar 18 toneladas de ração para animais da Suipa