Prefeitura dobra atendimentos a animais nas unidades de zoonoses da Vigilância Sanitária

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
r

A Prefeitura do Rio de Janeiro fechou o primeiro mês de 2019 comemorando um aumento de até 100% nos atendimentos a animais. O crescimento, que resolveu parte da demanda reprimida de serviços, é resultado da recente contratação de médicos-veterinários para a Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa).

Entre as conquistas com o reforço, o Instituto Municipal Jorge Vaitsman (IJV), na Mangueira, e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Santa Cruz, passam a oferecer todos os dias da semana, a partir desta segunda-feira, 4, o tratamento para a esporotricose, micose causada por um fungo que vive no solo e provoca sérias lesões em gatos, afetando também humanos.



Com a integração dos novos profissionais, os atendimentos diários a cães e gatos no IJV aumentaram 100% (de 50 para 100). As castrações também cresceram. São agora 20 por dia, quase 50% a mais das 14 anteriores. Com o reforço, a unidade passou a contar com mais dez vagas (foi de 50 para 60) para o tratamento da esporotricose, com um acréscimo de novos 200 atendimentos ao mês. No geral, o instituto contabilizou nesse primeiro mês um crescimento diário de cerca de 70%: de 114 para 180.

Advertisement

No CCZ, com a chegada dos médicos-veterinários, as vagas para o tratamento da esporotricose vão passar dos atuais 180 para 300 atendimentos semanais, um aumento de cerca de 70%. Nas duas unidades, o serviço estará disponível à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

“Começamos 2019 com projetos fundamentais para a ampliação de nossos serviços. O reforço de profissionais é um deles. Entre nossas prioridades, estamos aumentando as vagas para o tratamento da esporotricose, causa sérios problemas, em especial, na pele. E já temos conquistas, como o mutirão da castração de gatos, que esse ano acontecerá uma vez por mês, nos permitindo avançar ainda mais com as ações de controle de zoonoses”, adianta a médica-veterinária Márcia Rolim, subsecretária de Vigilância Sanitária do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura dobra atendimentos a animais nas unidades de zoonoses da Vigilância Sanitária
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. Na pratica, nada disso funciona!
    É mais um jogo de Marketing, apadrinhar cargos e gerar gastos com funcionários que não trabalham.
    além, é claro, de puxar a brasa pra sua sardinha nas próximas eleições!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui