Prefeitura entrega novo Clube Everest para moradores da Zona Norte

Novo Clube Everest conta com campo de futebol de grama natural, cantina, quiosques, área de lazer, vestiários e estacionamento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio

Neste sábado (10/07), a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, entregou um novo espaço para moradores da Zona Norte. Com área de mais de 11 mil metros quadrados, o novo Clube Everest conta com campo de futebol de grama natural, cantina, quiosques, área de lazer, vestiários e estacionamento.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que queria colocar o clube à disposição da população o mais rápido possível: “É importante que a prefeitura possa, nesse momento de dificuldade, trazer apoio ao Everest e a todos os clubes de subúrbio. Quantos craques não se revelaram no Everest? Quantas famílias não se constituíram no Everest? Quantos problemas da região não foram resolvidos a partir do convívio no clube? O principal papel desse espaço aqui é melhorar e proteger a região. Tenho certeza de que esses clubes ainda vão fornecer muitos craques para o futebol carioca“.

O prefeito ainda afirmou que quer promover parcerias para resgatar os clubes do subúrbio: “A Secretaria de Esporte e Lazer vai se reunir com o presidente do clube Everest, com o subprefeito da Zona Norte e vereadores a fim de buscar parceria ou convênio para aportar recursos aqui. Vamos pensar num modelo de parcerias para ajudar os clubes de bairro“.

O espaço, que terá administração local, foi demolido em 2019 após fortes chuvas que atingiram a cidade. Na ocasião, a Prefeitura desenvolveu projeto para construção de um conjunto habitacional no local, a fim de disponibilizar moradia às famílias que viviam na comunidade Parque Everest, que fica ao lado do clube. As famílias desalojadas recebem Aluguel Habitacional Temporário (AHT) desde então. As obras para reconstrução no novo endereço foram realizadas pela Coordenadoria de Intervenções de Urbanização Integrada, da SMH.

Advertisement

O subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, comemorou a entrega do clube: “É uma alegria muito grande estar aqui hoje. A prefeitura resgata o orgulho do futebol carioca, resgata o orgulho do subúrbio. A entrega desse projeto mostra que estamos trabalhando com eficiência, em parceria com a Secretaria de Habitação, a Secretaria de Conservação e a Comlurb. Hoje é um dia muito feliz para o Clube Everest, para a comunidade, para o bairro”.

O Everest foi fundado em 1953 e já foi tricampeão do Departamento Autônomo, campeonato promovido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), nos anos de 1973, 74 e 75. O Everest foi o primeiro clube que Zico enfrentou pelo Flamengo, marcando seu primeiro gol pela escolinha rubro-negra.

O presidente do clube, Nicolau João Neto, lembra do esforço feito para restabelecer o Everest: “São três anos brigando pela reconstrução do Everest. Conseguimos cumprir nossa missão. Daqui pra frente, o clube vai disputar campeonatos, vai criar jogadores, pegar essas crianças da comunidade para praticar esportes. O mais importante é conseguir tirar as crianças da rua. Queremos também trazer as pessoas do Complexo do Alemão aqui para dentro, para melhorar o futebol carioca”.

O espaço, antes localizado na Rua Acari, em Inhaúma, passa para a Estrada do Timbó, 317, em Higienópolis, às margens do Rio Faria Timbó e da Linha Amarela.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura entrega novo Clube Everest para moradores da Zona Norte
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui