Prefeitura espera dispensar uso de máscaras em locais abertos na próxima semana

Daniel Soranz afirmou que a expectativa é desobrigar uso de máscaras nas ruas no dia 26. Flexibilização depende do governo do estado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Movimentação na Rua Gonçalves Dias, no Centro do Rio - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

A Prefeitura do Rio espera iniciar a próxima fase do plano de reabertura no próximo dia 26. Esta etapa inclui a liberação de uso de máscaras nas ruas. O secretário de Saúde do município, Daniel Soranz, disse em entrevista ao “Bom Dia Rio”, na “TV Globo”, que até a próxima semana, 70% da população terá completado o ciclo vacinal, possibilitando a flexibilização.

A gente está entrando na oitava semana de queda sustentada de casos, o melhor cenário epidemiológico desde o início da pandemia. Se Deus quiser, a gente caminha para o fim da pandemia na cidade do Rio. E a gente espera que no Brasil”, disse.

Soranz explicou ainda que a vacinação em outros municípios do estado também está avançada: “a gente tem um máximo de 10% de variação entre os municípios e a capital. A gente considera que isso é seguro para retomar nossas atividades”.

Ele reafirmou que é cada dia mais seguro pensar na retomada: “A tendência de queda é mantida. A cada dia, a gente tem mais segurança para dizer: ‘Sim, é possível a gente ir retomando. Sim, daqui a uma semana vai ser possível retirar as máscaras em locais abertos.’”

Advertisement

Liberação depende do Governo do Estado

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Defensoria Pública fluminense fizeram um alerta que, pelo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), estados e municípios têm autonomia para decidir sobre regras sanitárias contra a Covid-19. No entanto, quando há divergências entre as duas esferas, vale a norma mais restritiva.

Por isso, o município do Rio só poderá, de fato, desobrigar as máscaras em locais públicos quando o governo do estado acompanhar a decisão. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura espera dispensar uso de máscaras em locais abertos na próxima semana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui