Prefeitura fará nova racionalização das linhas de ônibus do Rio

Readequação dos ônibus terá início pelas linhas da Zona Oeste do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reginaldo Pimenta

O comitê executivo criado na Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) para solucionar o desaparecimento dos ônibus anunciou que fará um novo processo de racionalização das linhas municipais do Rio. O proposta deve começar a ser implementada em até dez dias, começando pela reestruturação de 19 linhas que atendem passageiros na Zona Oeste. A informação foi antecipada ao jornal O DIA pelo secretário municipal de transportes, Paulo Jobim Filho. Segundo o chefe da pasta, os passageiros deverão fazer mais baldeações.

A reformulação do sistema vai começar pela Zona Oeste e poderá ser ampliada para toda a Capital Fluminense, caso as alterações sejam bem-sucedias. A região foi a primeira escolhida por ser a mais complexa em questão de circulação dos coletivos. A iniciativa prevê a mudança de itinerários e de horários, além da extinção de linhas e da criação de outras. Atualmente, o comitê trabalha com 59 linhas reclamadas do consórcio Santa Cruz, que atende à localidade, com base no canal ‘SMTR com Você‘. Deste total, 27 tiveram prioridade de avaliação devido ao índice de reclamações, das quais 19 têm perspectiva de readequação de frota. Os detalhes dos serviços alterados na primeira fase ainda serão divulgados.

A área mais problemática dos ônibus e BRTs está na Zona Oeste, distâncias muito longas onde você tem um certo desequilíbrio maior do ponto de vista de retorno dos operadores e onde muitas pessoas têm muita dificuldade de mobilidade. O comitê está fazendo um estudo, que está praticamente pronto, de readequação da frota e das linhas de ônibus na Zona Oeste, que é exatamente onde os problemas estão centrados. Eu posso dizer que 27 linhas da Zona Oeste estão em fase final de readequação“, afirmou o secretário.

“Estamos olhando a malha de mobilidade da região e verificando: ‘essa linha não tem razão de ser, essa linha pode ser readequada ou podem ser estabelecidos novos horários de entrada e saída’. É uma forma de racionalização do transporte, visando dar mais condições aos usuários. Isso vai acabar se estendendo às outras regiões”, explicou.

Advertisement

Segundo Jobim, as mudanças também atingirão linhas que fazem ligações da Zona Oeste com outras regiões. Bairros como Campo Grande e Santa Cruz são os principais alvos. É importante lembrar que o município passou por uma longa racionalização das linhas no fim de 2015, no governo anterior. O projeto recebeu críticas da população, que passou a fazer mais baldeações e a esperar mais tempo nos pontos. O atual secretário, no entanto, diz que a intenção é acertar e ficar atento para corrigir possíveis erros.

Todo estudo precisa primeiro ser feito por uma equipe técnica competente, com doutores na área de transporte que conheçam a região. O ânimo é fazer muito bem feito e com a disposição de fazer melhor (…) Podemos garantir que nada será perfeito, porém estamos dispostos a rever sempre as mudanças“, concluiu.

segundo a SMTR, desde o início da pandemia foram feitas mais de 920 ações de fiscalização e aplicadas 4.339 multas. As principais irregularidades encontradas são as de sempre: inoperância de linhas, má conservação, intervalo entre os ônibus acima do estabelecido e desorganização dos terminais do BRT. Um canal por Whatsapp com a população, o ‘SMTR com Você’ (98909-3717), tem auxiliado na revisão das linhas.

Ajuda financeira para empresas obedientes.


O comitê executivo na SMTR foi criado no dia 11 de agosto, com o prazo de 30 dias para apresentar um relatório com os resultados e propostas de intervenções. A medida foi motivada por denúncias da população que apontam para o sumiço ou redução da frota de cerca de 150 linhas regulares. Segundo o secretário Paulo Jobim, quatro operações já foram realizadas nas garagens e nos pontos e 76 linhas teriam voltado a funcionar. Mas reportagem publicada pelo DIA após uma dessas ações mostrou que as linhas voltaram a sumir ou a circular com menos ônibus.

Programar nova licitação não está em estudo pela Secretaria de Transportes, mesmo após décadas de descaso do setor. Como estratégia para regularizar a oferta de ônibus, a prefeitura opta por punir com multas e estuda priorizar empresas que atendem às regras contratuais, em detrimento das desobedientes, caso seja aprovado um projeto de lei no Congresso que destina auxílio financeiro ao transporte público para compensar as perdas da pandemia. “Existe punição maior que essa? Eu acho que não“, opinou o secretário.

A três meses do fim do mandato do prefeito Marcelo Crivella, a degradação do transporte público também afeta o BRT. Conforme reportagem publicada em julho, 54 de 134 estações estavam com o serviço interrompido, o que representa 40% do total. Os motivos são diversos, segundo o consórcio: desde “otimização operacional” a vandalismo. Nesse fim de semana, mais cinco estações foram alvos de vandalismo e furtos. O secretário comentou que 21 estações estão sendo recuperadas, conforme já foi anunciado, e que conversa com a PM e a Guarda Municipal. O corredor Transbrasil, que tinha promessa de inauguração em 2016, continua em obras.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura fará nova racionalização das linhas de ônibus do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui