Prefeitura faz demolição de 178 construções irregulares na Gardênia Azul

A ação foi realizada nesta na terça-feira (10/08), em pontos comerciais na Avenida Isabel Domingues

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Heliomar Antunes/Seconserva)

A Prefeitura do Ri retirou 178 construções irregulares destinadas a comércio na Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio. A ação foi realizada nesta na terça-feira (10/08), na Avenida Isabel Domingues, com o suporte de agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Durante a ação, enquanto eram demolidas as construções irregulares, fiscais da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU apreenderam mais de 300 produtos. O material recolhido pode ser recuperado pelos comerciantes no depósito da CCU, em Bonsucesso, mediante comprovante de identidade.

Segundo informou a Prefeitura, nos dias 4 e 28 de junho, foram emitidas notificações para todos os quiosques derrubados . Os responsáveis recorreram à Justiça, conseguindo uma liminar que impedia a demolição e foi revogada posteriormente. Ainda de acordo com o município, nenhuma das edificações tinha possibilidade de legalização, pois foram erguidas sobre a calçada e em área não edificante às margens do canal que corta a via.

A secretária de Conservação, Anna Laura Secco, acompanhou os trabalhos.

Advertisement

Combater as construções irregulares é uma prioridade da atual gestão da Prefeitura. Não podemos tolerar o que não respeita a legislação vigente e, em alguns casos, ainda oferece risco para a população. Conservar a cidade também é manter a ordem urbana“, afirmou.

O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, também enfatizou a ação do poder público.

A Secretaria de Ordem Pública seguirá firme na fiscalização de construções e ocupações irregulares do espaço público, principalmente em áreas com influência de organizações criminosas. Não vamos tolerar que milicianos explorem áreas públicas para obterem vantagens em desfavor da população”, destacou.

A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, informou que o local onde estavam os quiosques irregulares será revitalizado e devolvido aos moradores.

“Espaço público é de todos e não pode ser explorado comercialmente”, ressaltou.

Além das demolições feitas pela Prefeitura, funcionários da Light cortaram 175 ligações clandestinas de luz, enquanto a Cedae retirou 181 pontos de fornecimento de água que abasteciam todas as edificações e haviam sido instalados de maneira ilegal.

Ao todo, a ação, que teve o apoio da Coordenadoria Geral de Operações Especiais (CGOE), envolveu 80 servidores e 65 agentes de segurança Foram usadas três retroescavadeiras, 12 caminhões e 32 viaturas. Ao fim da operação, a Comlurb recolheu cerca de 25 toneladas de entulho.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura faz demolição de 178 construções irregulares na Gardênia Azul
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui