O fechamento do bar Manga Rosa Café, na Vila da Penha, Zona Norte da cidade, vem trazendo indignação a seus frequentadores e proprietários. No último dia 12 de novembro, os donos receberam uma ordem de interdição imediata do estabelecimento. Contudo, eles dizem que o ordenamento que veio da Secretaria Municipal de Fazenda não teve notificação anterior e nem justificativa.
Os proprietários informaram que já entraram em contato oficialmente com a Secretaria para saber os motivos e o fundamento da decisão de interdição e da cassação do alvará de licença, mas não receberam resposta até o momento. Eles também não conseguem ter acesso ao processo administrativo que os impediu de funcionar.
Caso descumpra a ordem da Prefeitura, o estabelecimento deve pagar R$1.138 de multa diária.
A Secretaria Municipal de Fazenda foi procurada pela reportagem do DIÁRIO DO RIO e informou que é uma demanda da pasta responsável pela ordem pública. A Seop – Secretaria de Ordem Pública – foi comunicada e declarou que cassou o alvará de funcionamento do Manga Rosa “devido ao reiterado descumprimento da perturbação do sossego, na utilização ilegal mesas e cadeiras nas calçadas e na realização de shows sem a devida autorização. O estabelecimento contava com dezenas de reclamações no 1746 e já havia sido autuado diversas vezes por essas irregularidades“.
No último dia 6, a vereadora Luciana Boiteux (Psol) solicitou uma reunião com gerente regional de licenciamento e fiscalização, Eliane Medeiros, para conhecer o fundamento da decisão, mas o encontro ainda não aconteceu.
Em 2023, a casa foi alvo de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público sob a acusação de dano ambiental. No entanto, a Justiça julgou o caso como improcedente por falta de provas, decidindo em favor do bar.
Desde que o bar foi fechado, há carros de polícia parados em frente ao estabelecimento. Nas redes sociais, a a última postagem do Manga Rosa mantém o aviso “Estamos temporariamente fechados”.
Aberto em 2020, o Manga Rosa Café se consolidou como um ponto de encontro de amantes da música em diversos gêneros, como rock, samba, forró e black music. Atualmente, são 17 funcionários na casa. Todos estão com suas atividades interrompidas.
Bar de drogados!
Já foi tarde!
E quem sente falta deve ser usuário!
Parabéns prefeitura.
Correto meu camarada, estou de acordo com vc ??????, e o que também deveriam proibir imediatamente, são esses imbecis que ficam rondando com suas motos barulhentas, tirando a paz e o silêncio da população.
Só porque a cerveja tinha um preço justo
E a galera mais jovem podia ter um pouco de distração. Vai no Polo de Vista Alegre que é música alta a madrugada inteira e ninguém fala nada. Na zona sul o que mais tem é calçada tomada de bar. Só ir em Botafogo. Ninguém fecha também né. Sempre a perseguição com a galera do suburbio..
Vamos ser sincero
O consumo de drogas foi o real motivo
“Manga rosa” é uma das formas de chamar a maconha.
Aproveitando a levada, quando que vão dar um jeito no “estacionamento inventado” na adega próximo ao Carioca Shopping. Passar a noite de carro alí, é ficar umas 3 vezes no abre e fecha do sinal e nada. Mesas, cadeiras na calçada. O pedestre tem que ir na rua para passar. Nada contra a adega, sim a falta de respeito dos “motoristas” que param os carros alí fazendo fila, atrapalhando o trânsito.
Falo isso toda vez que passo ali. ABSURDO…
Vamos reclamar pessoal 1746 na veia, quem sabe alguém dá um jeito naquele “estacionamento” rotativo
Até que enfim fecharam essa BOCA DE FUMO chamada manga rosa. É droga pra todo lado o tempo todo, em pleno ar livre é o retrato do RJ entregue a bandidagem. Você passa de carro vê os “meninos” de bicicleta trazendo drogas para quem está no bar.
É uma vergonha.
Finalmente a prefeitura fechou o Manga Rosa “CAFÉ “ de café não tem nada , rolava muita droga e baderna , nem conseguia passar pela calça tinha gente em pet na rua dificultando a passagem de veículos, fora o som até a madrugada.
A prefeitura está de parabéns !!!
Maconhodromo ! Fizeram bem de fechar.
Fico feliz, mas não pelo fichamento do bar, mas por ver que os brazucas estão reclamando! Passei uma vida incrédulo de como o brasileiro toma no cool e não fala nada! Pelo visto estão cansando de serem feitos de otários! Parabéns aos brazucas!
Concordo,fiquei feliz de saber q o povo está se mobilizando pra reclamar do que está errado ou irregular ???
Nas calçadas? Tomam espaço das ruas…! Carros tem quase que pedir licença para transitar!!
Vários outros bares na avenida Oliveira Belo lotam as calçadas com mesas e cadeiras mas, pelo que parece só foram tomadas as medidas contra o Manga. Um bar que não vizinhança ao redor! Ao contrário dos demais. É no minimo estranho!!
Está faltando impor ordem nesses imbecis que ficam rondando com suas motos barulhentas tirando a paz dos moradores, toda hora, inclusive na madrugada que estamos querendo descansar
O bar provavelmente foi fechado devido ao consumo de drogas que se dava no interior, na calçada e ao redor do estabelecimento. ESSA É A VERDADE. Os comerciantes vizinhos reclamavam frequentemente dos traficantes que se escondiam na praça em frente. Moradores da região deram ” Graças a Deus ” Qualquer um podia consumir drogas na mesa do chamado bar…
Triste terem fechado o bar. Um dos melhores da região. A rua não era fechada, tinha uma demanda alta de consumidores, bom para eles talvez isso tenha feito os outros ficarem em cima. No polo é mil vezes pior, onde já teve até morte e até hoje funcionam normalmente os bares.
Verdade. Acredito que foi esse mesmo o motivo, no qual pessoas, jovens ficam fumando maconha na frente e ao redor de todas, não importa se é criança, se é idoso….querem respeito mas não respeitam ninguém, até quem pratica exercícios alí na praça, tem que respirar maconha. Já teve uma mulher alí que reclamou e foi falar com o pessoal da maconha. E aonde fumam, tem a galera que vende, não é segredo.
Aqui na Avenida Braz de Pina no Polo Gastronômico de Vista Alegre a maioria dos bares ocupam calçadas, barulho altíssimo até às 03:00 da madrugada aqui SEOP passa longe.
Na verdade, ninguém quer falar, mas o consumo de maconha é alto, ficam vários jovens, inclusive bem aparentados, bem vestidos alí na praça consumindo, não respeitam ninguém, crianças e idosos, famílias. Fumam maconha na frente de todos, até quem pratica exercícios alí, engole fumaça de maconha. Aonde fumam muito, têm quem vende, não é segredo. E realmente estava incomodando muito os moradores locais. Porque eles ficam na praça e no bar.
Será que a Prefeitura teria coragem de fechar um bar na zona sul por causa do barulho?