Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Nesta terça-feira (15/06), a Prefeitura do Rio, por meio das secretarias municipais de Transportes e de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, realiza uma ação conjunta para promover a garantia dos direitos de idosos no transporte público. A operação marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Na ação, técnicos das secretarias estão percorrendo pontos de ônibus na Tijuca e em bairros da Zona Sul. Os fiscais verificam se os ônibus estão parando nos pontos para os idosos e se a gratuidade está sendo respeitada.

Estamos reforçando as abordagens de rotina em ônibus e vans em toda a cidade para verificar se o direito à gratuidade e assentos para idosos está sendo cumprido e averiguar se as vagas de estacionamento destinadas a este público estão sendo sinalizadas e sendo respeitadas em estabelecimentos comerciais como mercados e shoppings“, disse o subsecretário de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Transportes, Eduardo Furtado.

A ação também inclui fiscalização de vagas de estacionamento destinadas a idosos, mediante a verificação da credencial no painel dos veículos particulares. Se for constatado que o automóvel está estacionado em vaga sinalizada como de uso exclusivo sem a devida identificação, o motorista será multado e terá seu veículo removido do local.

Estamos verificando se a acessibilidade está sendo respeitada, se os ônibus estão parando próximos às baias e se a gratuidade está sendo respeitada também no transporte complementar. A ação inclui ainda a fiscalização do número de vagas para idosos e o cumprimento da determinação de instalação de placas verticais indicando essas vagas“, reforçou o secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Junior da Lucinha.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui