Prefeitura inaugura Clínica da Família em Campinho, na Zona Norte do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Hudson Pontes

Nesta sexta-feira (26/06), a Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou mais uma unidade de Atenção Primária à Saúde. Localizada na Praça Márcia Mendes, no Campinho, bairro da Zona Norte da capital fluminense, a Clínica da Família Dr. Mario Pires da Silva vai beneficiar mais de 15 mil moradores dos Morros do Luiz Beltrão, Coqueiro, Silveira e da comunidade Vila Presidencial Quiririm, no entorno.

A estimativa inicial é de que sejam realizadas, em média, por mês, 1.600 consultas médicas, além de procedimentos como exames de raios-x, ultrassonografia e vacinação. Ao todo, serão 4 equipes da Estratégia de Saúde da Família em ação. Os equipamentos são novos, comprados pela Prefeitura em 2019 para modernizar o parque tecnológico da rede municipal.

”Ano passado, a gente não imaginava que haveria a pandemia do Coronavírus, e compramos equipamentos que estão sendo muito importantes agora para salvar vidas. Domingo [28/06], chegam mais 200 respiradores e 200 monitores. Essa é uma conquista do povo carioca, assim como a inauguração desta clínica, que vai acolher milhares de pessoas e proporcionar saúde a elas”, disse o prefeito Marcelo Crivella, ao lado da secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, presentes na inauguração. Ao lado deles, estavam familiares do advogado Mário Pires da Silva, já falecido, que dá nome ao espaço.

A nova unidade municipal de saúde é a 11ª inaugurada na atual gestão da Prefeitura. A população terá no local 10 consultórios para atendimentos médicos e de enfermagem, além de serviços como acompanhamento pré-natal e teste do pezinho. Serão oferecidos, também, vacinação em crianças, adultos e idosos; curativos; planejamento familiar; vigilância em saúde; e atendimentos de saúde bucal.

Advertisement
106508041 2887158141517580 3883827632997465934 o Prefeitura inaugura Clínica da Família em Campinho, na Zona Norte do Rio
Sala de raio-x na Clínica da Família do Campinho – Foto: Hudson Pontes/Prefeitura do Rio

A obra foi realizada pela Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe), com investimento de R$ 4,9 milhões. Com a inauguração da nova clínica da família, a cidade conta agora com 235 unidades de Atenção Primária.

Em relação ao funcionamento, a clínica estará aberta de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h. Entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, farmacêutico, oficial de farmácia e pessoal administrativo, serão cerca de 30 profissionais.

A clínica também está preparada para oferecer atendimentos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com equipe multidisciplinar. Quatro dos consultórios serão temáticos: saúde da mulher, saúde da criança, hipertensão e diabetes e um acolhimento mamãe-bebê.

106029583 2887158021517592 2645251507071956132 o Prefeitura inaugura Clínica da Família em Campinho, na Zona Norte do Rio
Sala dos agentes comunitários de saúde na Clínica da Família Dr. Mario Pires da Silva – Foto: Hudson Pontes/Prefeitura do Rio

2ª clínica inaugurada em menos de uma semana

A unidade do Campinho é a 2ª aberta em menos de uma semana na cidade. No último sábado (20/06), a Prefeitura do Rio já havia inaugurado a Clínica da Família Cristiani Vieira Pinho, em Bangu, na Zona Oeste, que irá assistir cerca de 19 mil pessoas que moram na região de sua localização, na Praça Professora Lealdina Muniz.

SERVIÇO

Clínica da Família Dr. Mario Pires da Silva

  • Endereço: Praça Márcia Mendes, s/n – Campinho – Rio de Janeiro/RJ
  • Funcionamento: Segunda a sexta, das 07h às 19h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura inaugura Clínica da Família em Campinho, na Zona Norte do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui