Prefeitura inaugura espaço de acolhimento na Taquara

Dos 200 abrigados, 60 são idosos e já foram vacinados, os outros 140 foram imunizados na manhã de quarta-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O prefeito Eduardo Paes, a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro, e a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, inauguraram, nesta terça-feira (25), a Unidade de Reinserção Social Haroldo Costa (URS), na Taquara. Estava presente também o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz. Com espaço para até 200 acolhidos, entre idosos e homens adultos, a unidade foi incorporada à rede da Assistência Social depois de servir de forma emergencial durante a pandemia de covid-19. Aos 91 anos, o ator, compositor, escritor e produtor Haroldo Costa participou da cerimônia.

“Ao se fazer política pública de assistência social, você olha para a população mais vulnerável. Que esse espaço possa dar perspectiva de futuro para as pessoas que mais precisam. Todos estamos sujeitos a enfrentar essas dificuldades na vida e tudo que a gente precisa é de um carinho, de uma mão amiga”, afirmou o prefeito do Rio.

A subprefeita Talita Galhardo, que desde o início da gestão, foi parceira na recuperação do espaço falou da sua satisfação ao saber que a unidade oferece uma situação digna para os acolhidos nas ruas. A secretária de Assistência Social contou que, ao contrário do que costuma acontecer quando abrigam alguém, na Taquara, quem chega fica. Muitos estão tirando documentos para serem reinseridos.

“É com muito orgulho que entregamos esse espaço que já se tornou referência em Assistência Social. Aqui oferecemos atendimento humanizado, com biblioteca, horta e cursos de qualificação. E para completar o dia de hoje conseguimos a vacinação para a população em situação de rua”, completou Laura.

Advertisement

Dos 200 abrigados, 60 são idosos e já foram vacinados, os outros 140 foram imunizados na manhã de quarta-feira.

Paes cumprimenta o jornalista Haroldo Costa – Beth Santos/Prefeitura do Rio

Os primeiros usuários vacinados contra a covid-19 confirmam que não pretendem voltar para as ruas e revelaram a esperança de alcançar um futuro melhor.

“Conheço muitos abrigos, já fui e voltei de vários, mas aqui eu fiquei. Tenho problema com drogas e com a família. Mas, aqui, o espaço é bom, alimentação é boa e estou recuperando meus documentos para refazer minha vida”, contou Dener Freitas de Meireles, 58 anos, o primeiro a ser vacinado.

Tanto o prefeito quanto a secretária exaltaram a escolha de Haroldo Costa para dar nome à URS, por tudo o que ele representa para o Brasil, seja como ator ou na sua paixão pela cultural ou no combate à discriminação racial. O homenageado não escondeu a emoção.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura inaugura espaço de acolhimento na Taquara
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui