Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Neste sábado (04/07), a Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, no Centro Municipal de Saúde Salles Netto, no Rio Comprido, Zona Norte da capital fluminense, mais um moderno centro de imagem para atendimento à população.

Os novos equipamentos, de última geração, possibilitarão o diagnóstico precoce de uma série de doenças e irão agilizar o início do tratamento dos pacientes, em especial aqueles que moram nas comunidades do Rio Comprido, Estácio e Catumbi.

Os equipamentos foram comprados no fim de 2019 pela Prefeitura visando a renovação do parque tecnológico das unidades de saúde. A previsão é de que sejam realizados, mensalmente, 980 exames de raios-x e 600 de ultrassonografia.

A cerimônia homenageou o médico Paulo Nóbrega Barbosa da Fonseca, que dá nome à sala de ultrassonografia, e Jacyra dos Santos Pereira, que morreu recentemente, aos 102 anos, vítima de Covid-19.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, destacou a modernização dos equipamentos e também exaltou o legado dos homenageados para a saúde do município:

”Trouxemos vários equipamentos, que vão ajudar a cuidar da saúde de quem precisa de atendimento. Mas o momento mais sublime foi a homenagem que se fez às famílias presentes. O Rio se engrandece com a renovação tecnológica dos seus postos de saúde, fazendo homenagem a seus verdadeiros heróis”, disse Crivella.

O CMS Salles Netto costuma fazer mais de 3 mil atendimentos por mês na unidade, além do acompanhamento dos moradores da região pela estratégia Saúde da Família. A unidade acompanha 4.467 famílias, num total de 24.819 pacientes cadastrados, em especial moradores das comunidades do Escondidinho, Querosene, Fogueteiro, Favelinha (Alexandrina), Acomodado e Paula Ramos (Rebouças).

Durante a pandemia, no mês de junho, a unidade fez 709 atendimentos médicos a pacientes não-Covid e outros 120 a pacientes com síndrome gripal, público que também será beneficiado pelos novos equipamentos.



Siga nossas redes e assine nossa newsletter, de graça

Jornalismo sério, voltado ao Rio de Janeiro. Com sua redação e colunistas, o DIÁRIO DO RIO trabalha para sempre levar o melhor conteúdo para os leitores do site, espectadores dos nossos programas audiovisuais e ouvintes dos nossos podcasts. O jornal 100% carioca faz a diferença.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui