Prefeitura inaugura novo Museu do Pontal, na Barra da Tijuca

A abertura ao público, com entrada gratuita, será no dia 9 de outubro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (30/09), foi inaugurada a nova sede do Museu do Pontal, na Barra da Tijuca. O terreno de 14 mil m² foi cedido pela Prefeitura do Rio por 50 anos para abrigar o maior e mais significativo acervo de arte popular do país, com mais de nove mil obras de 300 artistas.

Neste novo espaço, 10 mil m² são de área verde, onde estão plantadas milhares de mudas de 73 espécies nativas brasileiras. O edifício de 2.600m² de área construída foi projetado dentro do conceito de sustentabilidade e está livre de inundações, o que garante segurança ao acervo. O paisagismo do espaço é assinado pelo Escritório Burle Marx.

Um museu público é aquele que serve a todos. O Museu do Pontal é um belo exemplo para todas as instituições culturais brasileiras. Quando todos nós tivermos esse sentimento de pertencimento, que o museu é nosso também, vamos proteger e cuidar. Aqui é o início de um novo ciclo de uma história que, tenho certeza, será de muito sucesso. Muito obrigado ao Museu do Pontal, em nome de todos os cariocas. Esse é um presente que vocês entregam ao Rio de Janeiro“, disse o prefeito Eduardo Paes, acompanhado dos secretários municipais de Cultura, Marcus Faustini; de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero; e de Planejamento Urbano, Washington Fajardo; além do subprefeito da Barra da Tijuca, Raphael Lima.

WhatsApp Image 2021 07 21 at 08.43.34 Prefeitura inaugura novo Museu do Pontal, na Barra da Tijuca
Temos o Imóvel que você procura. Block Imóveis

O diretor executivo do Museu do Pontal, Lucas Van de Beuque, destacou que a ideia é que o museu seja democrático, plural e apresente a diversidade cultural brasileira.

Advertisement

Foram 10 anos de uma grande batalha e agora, finalmente, conseguimos entregar um novo equipamento para a cidade, com entrada gratuita“, disse.

Pontal6 Prefeitura inaugura novo Museu do Pontal, na Barra da Tijuca
Foto: Divulgação

Um conjunto de seis exposições intitulado “Novos ares: Pontal reinventado” inaugura o espaço, com obras de Mestre Vitalino, Manuel Eudócio e Adalton, entre outros autores. O Museu do Pontal e seu acervo são patrimônios cariocas tombados pelo município desde 1991. A abertura ao público, com entrada gratuita, será no dia 9 de outubro.

É um dia de muita felicidade. A história desse museu exemplifica um caso feliz de uma iniciativa que começa com um sonho pessoal e se transforma em um empreendimento de forte caráter social. Estamos muito felizes por termos chegado a esse momento. Que o Museu do Pontal continue a ser a casa da arte popular brasileira“, declarou Angela Mascelani, diretora artística do Museu do Pontal.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura inaugura novo Museu do Pontal, na Barra da Tijuca
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Prefeitura inaugura novo Museu do Pontal, na Barra da Tijuca
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns, Rio de Janeiro, quero vc assim, xô miséria, xô milícia, xô bandidagem, xô vândalos, mais cultura, mais empregos, mais dignidade, mais respeito.
    Quero ver o seu povo feliz de verdade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui