Prefeitura inaugura PAR Carioca Maracanã para atender população de rua da Zona Norte

Unidade, que fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 1.001, vai funcionar 24h. No local, os usuários terão acesso a banheiros, lavanderia, armários com cadeado e barbeiro, além de outros serviços

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O PAR Carioca Maracanã fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 1.001 / Foto: Edu Kapps (SMS-Rio)

Um Ponto de Apoio na Rua (PAR), que integra o projeto Seguir em Frente, da Prefeitura do Rio, foi inaugurado nesta quarta-feira (27), na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 1.001, no bairro do Maracanã, na Zona Norte da cidade. A inciativa tem como objetivo ampliar a atuação do Seguir em Frente no Maracanã, Mangueira e São Cristóvão, bairros que concentram uma grande população de rua.

De acordo com a Prefeitura, o PAR Carioca Maracanã deve prestar atendimento no local pelos próximos oito meses. A unidade, que fica muito próximo da estação Maracanã do MetrôRio, funciona 24h. No local, a população de rua terá acesso a banheiros, lavanderia, armários com cadeado e barbeiro. Os usuários serão contemplados com kits de higiene e vestuário, além de serem atendidos pelas equipes do Consultório na Rua, que enfatizam a prevenção de doenças, inclusive as de caráter mental.

Os moradores que tiverem animais de estimação – cães ou gatos – terão seus bichos atendidos pela equipe pelo Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, localizado na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 1.120. No local, os animais terão acesso a atendimento veterinário especializado, vacinação e microchipagem.

Desde a sua inauguração, em 2023, o programa Seguir em Frente já acolheu 2.837 pessoas. Desse total, 812 aderiram ao estágio nas unidades vinculadas (remunerado conforme a assiduidade), 447 pessoas estão à procura de moradia estável e 298 já conseguiram uma casa para morar.

Advertisement

O programa foi elaborado para ajudar moradores de rua a buscarem novas possibilidades de vida através da reinserção produtiva. Pelo Seguir em Frente, as pessoas atendidas contam com assistência social e tratamento de saúde de acordo com necessidades de cada um.

O programa já fez a diferença na vida de Emerson Rodrigo, de 27 anos, que foi atendido em um PAR montado na Praça da Cruz Vermelha, no Centro da capital, aderiu ao estágio remunerado, e com o dinheiro da bolsa,  alugou um imóvel para morar.

“Encontrei o programa no momento certo, quando estava precisando. Tinha perdido um trabalho, estava sem moradia. Descobri o PAR passando pela frente mesmo, vi a porta aberta, e, quando entrei, os funcionários me receberam com toda a atenção. Hoje é só felicidade”, disse Emerson.

O Seguir em Frente dispõe ainda de outros equipamentos para os usuários do serviço que quiserem a ajuda continuada da Prefeitura. Entre os serviços estão as Residências e Unidades de Acolhimento (RUA) Sonho Meu, em Cascadura; e Sorriso Aberto, em Jacarepaguá; e outros abrigos de moradia transitória e de acolhimento adulto.

“O PAR é uma estratégia de acolhimento e criação de vínculo com a população em situação de rua para promover saúde e resgatar a cidadania dessas pessoas pela geração de renda. Agora, nosso objetivo é criar vínculo com a população desse novo território, iniciar os atendimentos clínicos e gradativamente colocar cada uma dessas pessoas para dentro do programa Seguir em Frente”, explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz (PSD).

Antes da instalação do PAR Carioca Maracanã, o espaço escolhido para abrigá-lo passou por uma grande operação de limpeza realizada pela Comlurb, que mobilizou 40 garis, que trabalharam arduamente por quatro dias para remover lixo e resíduos e recompor a área degradada, entre outros procedimentos.

Para auxiliar os trabalhos, a Comlurb empregou duas pás mecânicas, 20 caminhões basculantes, um trator tipo escorpião para roçada, um caminhão de manejo arbóreo com cesto aéreo e 15 roçadeiras portáteis.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura inaugura PAR Carioca Maracanã para atender população de rua da Zona Norte
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui