Imagem apenas ilustrativa | Foto: Arquivo/Prefeitura Rio

Nesta quarta-feira (07/04), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lança o portal minhasaude.rio, que visa garantir a transparência do Sistema de Regulação (Sisreg), para o agendamento de consultas e procedimentos ambulatoriais.

Em janeiro, já havia sido lançado o Censo Hospitalar, dando a possibilidade de a população verificar os leitos da rede SUS ocupados, disponíveis, cedidos para regulação ou mesmo impedidos, tanto para Covid-19 quanto para outras especialidades. Agora, com a nova ferramenta, o usuário poderá verificar, diariamente, a situação de seu pedido no Sisreg.

Criado pela equipe de desenvolvimento em tecnologia da informação do Complexo Regulador do Município do Rio, o portal minhasaude.rio acessa diretamente o banco de dados do Sistema Nacional de Regulação do Ministério da Saúde. Com isso, a informação que aparecerá ao usuário será do dia ou, no máximo, de 24 horas, dependendo do carregamento. Estarão disponíveis as informações referentes às solicitações abertas e agendadas do usuário. Dessa forma, não será mais preciso ir à unidade de saúde para obter informações.

Outra aplicação ativa no minhasaude.rio é a caderneta de vacinação virtual da Covid-19. Se a pessoa tiver perdido seu comprovante da primeira dose, por exemplo, poderá verificar a data e a unidade em que tomou a vacina e, ainda, o prazo em que deverá retornar para receber a segunda.

Uma preocupação da equipe de desenvolvimento foi preservar a privacidade do paciente que, ao se cadastrar, criará um login e senha. O usuário poderá atualizar sempre que preciso seus dados de contato, para que a Central de Regulação possa ligar ou passar mensagem com informações importantes sobre o agendamento, evitando assim que perca o atendimento.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui