Prefeitura lança programa ‘Rio, cidade cidadã’ para estimular a participação social em projetos na cidade

O objetivo do projeto é fomentar o respeito do carioca pelo próximo e pelo patrimônio público, incluindo o combate ao racismo, a integração da pessoa com deficiência, entre outros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

A Prefeitura do Rio lança, nesta sexta-feira, (13/05), o projeto Rio, cidade cidadã e divulga um calendário de ações para estimular a participação social no processo de desenvolvimento da cidade ao longo deste ano. Neste mês de maio, o pontapé inicial é dado com o projeto A caminho da escola 2.0, que prevê intervenções viárias no entorno das escolas, para oferecer mais segurança para os alunos no trajeto para as aulas. A primeira unidade a receber as ações é a Escola Municipal Barão de Itacurussá, na Tijuca.

O programa Rio, cidade cidadã é liderado pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento e conta com a adesão de mais de 20 órgãos da Prefeitura, que realizaram ações educacionais em conjunto, com foco em cidadania, responsabilidade e conscientização da população.

O principal objetivo do projeto é que o Rio faça parte da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), ao lado de mais de 500 cidades no mundo.

Previsto no Plano Estratégico da cidade e no Plano de Desenvolvimento Sustentável, o Rio, cidade cidadã tem a intenção de criar um amplo programa de conscientização para a cidadania nas escolas e nos espaços coletivos (praças, parques e equipamentos culturais e esportivos). Um exemplo é a participação de mais crianças e adolescentes na elaboração do plano estratégico.

Advertisement

A proposta para este ano, 2022, articula projetos que levam em consideração a necessidade e os direitos das crianças, apresentados nos processos de participação social e incorporados aos planos municipais. A finalidade é fomentar o respeito do carioca pelo próximo e pelo patrimônio público, incluindo o combate ao racismo, a integração da pessoa com deficiência, a defesa da diversidade, a proteção aos animais e o cuidado com o meio ambiente.

Além das intervenções viárias, a escola também será contemplada com atividades de sensibilização da Secretaria da Pessoa com Deficiência para os estudantes e da Secretaria de Meio Ambiente por meio do projeto de educação ambiental.

Já o programa A caminho da escola 2.0, voltado para a educação no trânsito, é realizado pela CET-Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Este programa foi inserido no Rio, cidade cidadã e destaca a revitalização da sinalização no entorno das escolas, buscando criar um ambiente de excelência e fazer das crianças agentes multiplicadores de boas práticas.

O A caminho da escola 2.0 atendeu a Escola Municipal Barão de Itacurussá antes do início da pandemia, realizando etapas pedagógicas e de capacitação dos professores, para que os alunos elaborassem o cenário de risco do entorno da unidade. Com a retomada do projeto, a CET-Rio implantou as intervenções urbanas propostas pela comunidade escolar. Os alunos puderam opinar e indicar as intervenções necessárias e os professores receberam livros e cartilhas para apoio ao trabalho pedagógico envolvendo o tema.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura lança programa ‘Rio, cidade cidadã’ para estimular a participação social em projetos na cidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui