Prefeitura mostra preocupação com chegada de turistas não vacinados durante o verão

Poder Público do Rio cobra que Ministério da Saúde torne obrigatória a apresentação de passaporte vacinal para os visitantes estrangeiros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo

Diante do avanço da vacinação e da queda nos índices de mortes e internações pela Covid-19 nos últimos dois meses no Rio, a Prefeitura vem se preparando para receber o fluxo de turistas que deve desembarcar na Capital Fluminense para o verão. Contudo, o Poder Público demonstra certa apreensão com o aumento na circulação de pessoas na cidade, o que poderia comprometer todo planejamento de retomada, inclusive econômica do município.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que a prefeitura tem uma “preocupação altíssima” com o fluxo de estrangeiros vindos de países que têm baixa cobertura vacinal, e citando a Rússia como exemplo, onde apenas 32,7% das pessoas estão imunizadas. O Brasil está em 55%”.

Temos uma preocupação altíssima com o fluxo de pessoas de outros países entrando na cidade do Rio. Vemos o que está acontecendo na Rússia, que tem uma baixa cobertura vacinal; eles têm uma vacina diferente da nossa, a Sputnik“, comentou Soranz, durante apresentação do novo boletim epidemiológico.

O secretário de Saúde do Rio também disse que espera que o Ministério da Saúde e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância em Saúde) tornem obrigatória a apresentação de passaporte vacinal para os visitantes internacionais.

Advertisement

Os Estados Unidos e países da União Europeia cobram passaporte vacinal. Nosso maior risco é a entrada de uma cepa de um país de baixa cobertura vacinal, que ultrapasse a barreira da vacina“, disse Soranz. “A gente espera que isso seja cobrado em voos internacionais e domésticos, também“.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura mostra preocupação com chegada de turistas não vacinados durante o verão
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Com tanta caderneta falsificada, o mais seguro seria a apresentação de exame negativo, pq mesmo estando vacinação nado poderá estar contaminado com uma cepa nova. Estos cientes que que vacina, também pega.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui