Prefeitura muda modelo de divulgações de mortes diárias por Covid-19 no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reuters

Nesta segunda-feira, 25/05, a Prefeitura do Rio de Janeiro informou que serão divulgados, em seu portal de acompanhamento dos números da crise da Covid-19 na cidade, somente o número de sepultamentos diários.

A Prefeitura e a Secretaria Estadual de Saúde do Rio informavam o número de óbitos confirmados por diagnóstico laboratorial. Contudo, os números foram retirados do site com a justificativa de que os laudos demoravam a ficar prontos e isso gerava acúmulo no número de mortos.

A secretaria municipal de Saúde, Ana Beatriz Busch, justifica que a divulgação das mortes ocorridas em dias anteriores em 1 só dia distorcia a informação e não refletia o tempo real da crise. O número de mortes volta ao site, mas com novo formato.

“O que nós fizemos é para dar mais transparência aos dados. Hoje, quando uma pessoa falece, o cartório emite 2 documentos para a família, a guia de autorização de sepultamento e a certidão de óbito. Neste momento, o cartório fica com uma cópia da guia e isso vai para a secretaria municipal. O dado mais fidedigno é o dado de sepultamento nos cemitérios e é esse que vamos passar a informar. Hoje sabemos quantas pessoas foram sepultadas por dia. Esse é o dado que, sem prejuízo aos outros, a gente vai passar a divulgar“, afirmou.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura muda modelo de divulgações de mortes diárias por Covid-19 no Rio
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui