Prefeitura multa Cedae por esgoto que atinge Rio dos Macacos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma força-tarefa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Fundação Rio-Águas autuou e multou a Cedae em R$ 30 mil pelo vazamento de esgoto na Estrada do Grotão, no Horto, que atingiu a rede pluvial e o Rio dos Macacos.  

A irregularidade foi flagrada durante uma inspeção, nesta quarta-feira (22/01), no Rio dos Macacos para identificar despejos de esgoto ao longo do curso do rio. A ação foi acompanhada pelo secretário Municipal de Meio Ambiente, Bernardo Egas.

Na vistoria que fizemos no Rio dos Macacos identificamos um ponto da rede da Cedae que extravasa esgoto para a rua, para a galeria de águas pluviais e para o Rio dos Macacos. Junto com a equipe da Fundação Rio-Águas, usamos o reagente para examinar a qualidade da água extravasada e comprovamos tratar-se de esgoto. Além de multar a Cedae, vamos pedir a companhia que faça obras de reparação na sua rede de esgoto no local, afirmou o secretário de Meio Ambiente.

A inspeção feita no Rio dos Macacos faz parte de um programa de revitalização da Lagoa Rodrigo de Freitas, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smac). Na semana passada, a secretaria vistoriou o Rio Rainha que, assim como o Rio dos Macacos, deságua na Lagoa. Durante a vistoria ao Rio Rainha, na Gávea, a equipe da Smac e da Rio-Águas multou uma clínica e um condomínio de alto padrão por despejo de esgoto na rede pluvial.

Advertisement

O projeto de revitalização da Lagoa prevê um programa de ações em quatro etapas. Na primeira, será feita a consolidação de seis áreas de conservação no entorno, num único Mosaico da Lagoa, cujo conselho gestor terá a participação dos moradores.

A segunda fase prevê a reforma de sete decks no espelho d’água da Lagoa. Na terceira etapa, uma equipe integrada pela secretaria e pela Rio-Águas usará robôs para inspecionar a rede de drenagem da região. O objetivo é flagrar despejos irregulares de esgoto na Lagoa.

WhatsApp Image 2020 01 22 at 08.42.23 1 Prefeitura multa Cedae por esgoto que atinge Rio dos Macacos
Secretário Bernardo Egas em vistoria

Na última etapa do programa, começarão as obras de despoluição das águas com a implantação do projeto concebido pelo engenheiro Paulo Cesar Rosman, professor da Coppe/UFRJ, que prevê a instalação de tubulões que vão aumentar o fluxo de renovação das águas entre a Lagoa e o mar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura multa Cedae por esgoto que atinge Rio dos Macacos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui