Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio decidiu prorrogar a suspensão das gratuidades nos transportes públicos para estudantes que possuem o Passe Livre Universitário e para os estudantes do ensino fundamental e médio de escolas municipais. Os universitários terão o benefício suspenso até o dia 11 de maio, já os alunos matriculados nas escolas do município, até o dia 15 de maio, conforme as restrições de funcionamento das instituições de ensino.

Segundo o município, a suspensão integra as medidas para reforçar o isolamento social e combater a pandemia do coronavírus na cidade do Rio de Janeiro.

A SMTR definiu outras importantes medidas com relação aos transportes municipais, a fim de preservar a população contra a Covid-19. Veja algumas delas:

Multas por lotação

Fiscais da secretaria também percorrem a cidade e os corredores do BRT, diariamente e em diferentes turnos, para verificar se a determinação de transportar somente passageiros sentados, uma das primeiras medidas adotadas, está sendo respeitada.

Desde o início das ações, 308 multas foram aplicadas aos consórcios por lotação nos ônibus e outras irregularidades, como falta de vistoria e circulação com frota abaixo do determinado.

Higienização e uso de máscaras

Equipes da secretaria também verificam se as empresas estão cumprindo a determinação de realizar a desinfecção dos coletivos, diariamente, antes do início da operação, e o uso de máscaras pelos motoristas e por funcionários das garagens.

Gratuidade idosos

A secretaria instituiu a limitação da gratuidade para idosos nos ônibus municipais, para que só usem se precisarem se deslocar para obter atendimento médico. As viagens, que antes eram livres, passaram a ter o limite de quatro por dia.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui