Prefeitura quer abrir novos leitos para a Covid-19, mas não fala em contratar médicos

O plano é ter 343 espaços para pacientes com a doença, no entanto, o planejamento não cita a contratação de novos profissionais da saúde

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

A gestão que tomou posse no início deste mês de janeiro apresentou, através do prefeito Eduardo Paes e do secretário de saúde Daniel Soranz, um plano para conter a Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. No planejamento, falam em criar 343 novos leitos para tratamento de pacientes contaminados com a doença. Contudo, ainda não há informações sobre a contratação de novos médicos e outros profissionais de saúde, como enfermeiros e agentes.

De acordo com especialistas ouvidos pelo DIÁRIO DO RIO, normalmente, é preciso de 1 médico para cada 10 leitos – isso em casos normais, em uma pandemia como a causada pelo Coronavírus pode ser preciso até mais. Seguindo essa conta, sendo mais de 300 leitos a serem abertos, serão necessários mais de 30 médicos, sem contar com enfermeiros e agentes de saúde.

A questão esbarra na falta de caixa da Prefeitura, neste momento, para novas contratações, já descartadas em outras áreas da gestão pública municipal. Procurada, a Secretaria de Saúde da cidade do Rio ainda não respondeu se vai ou não contratar novos profissionais para esses novos leitos ou se dará outra solução para o problema.

A Prefeitura informou que, além de abrir 193 vagas na rede pública, a Secretaria Municipal de Saúde vai publicar chamamento para 150 na rede privada. Os leitos e profissionais do Hospital de Campanha do Riocentro serão remanejados para os hospitais Ronaldo Gazolla (80), Souza Aguiar (30), Salgado Filho (23) e Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (60).

Advertisement

Na manhã desta terça-feira, 05/01, foram abertos 100 leitos para o tratamento da Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. A Secretaria de Saúde ainda não informou quantas vagas são para enfermaria ou UTI.

No primeiro dia do novo governo, foram publicados nesta sexta-feira, 01/01, no Diário Oficial do município três decretos na área da Saúde: o que dispõe sobre a transparência da ocupação dos leitos hospitalares nas unidades integrantes da rede SUS da cidade do Rio de Janeiro, o que institui o Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19 no âmbito do SUS; e o que estabelece medidas de proteção à vida, com a criação do Centro de Operações de Emergência (COE Covid-19 Rio).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura quer abrir novos leitos para a Covid-19, mas não fala em contratar médicos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui